01/05/2015

.
HOJE NO
 "PÚBLICO"

Merdas que dizem às mulheres que trabalham em cinema e televisão 
– o blogue

Propostas sexuais, beijos indesejados, desautorizações e desigualdade salarial. O blogue Shit People Say to Women Directors junta-se às estatísticas e às denúncias recentes com histórias e gifs. E linguagem forte.

A estatística mostra os números confrangedores de mulheres atrás das câmaras e de filmes protagonizados por actrizes em Hollywood e na Europa. E agora elas (e eles) revelam o que se passa nos bastidores. Um produtor entra numa sala cheia de mulheres designers de produção e diz: “É preciso um varão aqui”. Um assistente de produção diz à mulher que se aproxima: “Não podes entrar na carrinha, querida. Estou à espera do realizador”. Ela era a realizadora.

“Elas deviam ficar-se pelas casas de bonecas”, disse o director de produção de um programa televisivo a um operador de câmara sobre a realizadora com quem trabalhavam. “Como está a sua vida sexual? Tem feito muito sexo?”, perguntou um investidor a meio de uma conversa de angariação de financiamento à realizadora que lhe falava sobre o seu projecto de documentário sobre os direitos das mulheres no Médio Oriente. “Pedi-lhes que me mandassem um homem. Bom, agora não há tempo para resolver isso”, queixou-se um produtor a uma técnica de som à sua chegada. “Não posso trabalhar com alguém que quero foder. 
 .

Dá-me cabo da cabeça”, disse um realizador (casado) a uma das muitas mulheres e homens que trabalham no sector audiovisual e que começaram a usar o tumblr Shit People Say to Women Directors para revelar experiências pessoais ou situações mediáticas que revelam o sexismo na indústria. “Sorri mais!” 

Diferenças salariais. 
Práticas discriminatórias na contratação. 
“Ela é boa mas eu só quero contratar pessoas com quem possa beber uma cerveja ao fim do dia”, justificou um produtor ao agente de uma realizadora que não seria contratada. Propostas directas quando, como descreve uma trabalhadora do sector, bebe um copo com o produtor e ela pergunta qual é o próximo projecto: “Acho que devíamos foder”.

Lançado há poucos dias, o blogue alojado no Tumblr foi criado para partilhar histórias, permitindo o anonimato de quem envia relatos que “expõem alguns dos obstáculos absurdos que as mulheres enfrentam na indústria do entretenimento”, como escrevem os seus criadores no blogue. Anonimato porque há medo de retaliação – de serem ainda mais afastadas do sector, rotuladas como “delatoras” ou “difíceis”, explica o grupo que criou o blogue em comunicado. A ideia era ser “uma espécie de intervenção de crise”, como explicam os mesmos criadores ao site Mashable, cujo título sugere que ler o blogue “vai fazê-lo dar um murro numa parede”.

Uma intervenção numa altura que Meryl Streep se levanta em apoio pela igualdade salarial de género em plenos Óscares e financia mulheres argumentistas com mais de 40 anos. Este é o mesmo tempo dos anos 1940, na verdade. “Havia mais oportunidades para as mulheres no tempo do cinema mudo do que existem em 2015”, diz o grupo criador do blogue. Há mais de 60 anos que os números se mantêm quase inalterados: as mulheres são uma minoria a realizar em Hollywood, com apenas 7% dos filmes mais rentáveis nos EUA dirigidos por uma mulher em 2014. No ano passado só 12% desses mesmos filmes rentáveis foram protagonizados por mulheres, revelam estudos do Center for the Study of Women in Television and Film.

Na Europa, em 2012, apenas 17,5% das pessoas que trabalham em cinema eram do sexo feminino, como revelou Sanja Ravlic, presidente do Grupo de Estudo sobre Igualdade de Género (GEIG) do Eurimages, num encontro do grupo em Março na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa. E em Portugal, no mesmo encontro, soube-se que entre 2011 e 2013 dos filmes com apoios públicos só 27,3% foram dirigidos por mulheres.

Sob anonimato ou com rostos públicos, partilham-se então bocas, perdas de oportunidades de trabalho, sugestões sobre como se chegou sexualmente à posição rara de trabalhar em cinema ou TV sendo mulher. Ou como se pode misturar uma oferta de trabalho com uma proposta sexual. Como o que aconteceu há dias à actriz sueca Josefin Ljungman, partilhada pela própria na Internet e noticiada no seu país: um realizador envia-lhe um e-mail com uma proposta de trabalho para um novo filme. “Oi Josefine! É assim, estou a fazer uma sequela do meu filme [censurado]. Sobre uma pessoa que passa pela mesma ‘inspecção’ que a personagem principal de Laranja Mecânica. Preciso de mulheres bonitas. Que NÃO mostrem a cara. Só corpos”, explica, detalhando o pagamento e perguntando-lhe, no final “Estás interessada? (Sempre te quis lamber. De preferência por trás. 69.)”.
 .

Beijos indesejados que “são algo a que tens de te habituar”, disseram a uma jovem assistente de televisão. Jennifer Garner ou Cate Blanchett lembram que os jornalistas lhes fazem perguntas sobre o equilíbrio entre a vida familiar e o trabalho ou lhes escrutinam cada centímetro do vestido, mas que não fazem o mesmo aos seus maridos ou aos homens em geral. Piadas sobre violação ou epítetos como “Barbie” ou “babe”. Colegas ou subordinados homens que mudam planos, ângulos ou enquadramentos das realizadoras.

“O sexismo é uma das formas mais socialmente aceites de discriminação e uma doença impregnada no negócio do cinema e da televisão”, dizem os autores ou autoras de Shit People Say to Women Directors ao IndieWire. E agora têm centenas de contributos, de histórias ou agradecimentos, de pessoas do sector, de estudantes a realizadores, ou membros do público indignados com a realidade que expõem.

 “No primeiro dia obtivemos um ano de posts de um dia para o outro”, escrevem no blogue, que admitem não ser a solução “para este tema complexo”. “Mas é um ponto de partida e uma conversa há muito atrasada e que tem absolutamente de acontecer.”

* Javardice masculina não surpreende, mesmo no topo da fama, porque a toleram as mulheres?


.

Sem comentários: