12/05/2015

.

HOJE NO
 "DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Morte de peregrinos nas estradas 
deixa autoridades embaraçadas

Reitor do Santuário de Fátima admite que a questão da segurança não é fácil de resolver, apesar de ser preocupante. 
 .

O reitor do Santuário de Fátima disse hoje que a morte de peregrinos nas estradas causa embaraço às autoridades por não ter sido alcançada uma solução, mas garantiu que a segurança dos fiéis tem sido sempre preocupação da instituição.

"Eu reconheço que as autoridades, nomeadamente a GNR, nos últimos anos, tem estado particularmente sensível a esta questão e tem procurado montar um dispositivo que acompanhe os peregrinos e que naquilo que é possível lhes dê uma maior segurança nos percursos que escolhem, mas continuamos a perceber situações dramáticas como as que aconteceram este ano de morte de peregrinos, de atropelamentos que a todos nos deixam extremamente embaraçados por não se ter conseguido até agora encontrar uma solução mais efetiva", afirmou o padre Carlos Cabecinhas.

Na conferência de imprensa que antecedeu o início da peregrinação internacional ao templo mariano, o sacerdote declarou que "tem sido sempre uma preocupação do santuário" a segurança dos peregrinos que se dirigem a pé para Fátima, mas sustentou que "não é uma situação fácil de resolver".
 .

"O peregrino de Fátima procura sempre o caminho mais curto, o caminho mais breve que o conduza do seu ponto de partida até Fátima", declarou, considerando que mesmo quando as autoridades locais pensam em percursos alternativos que ofereçam mais comodidade e mais segurança, "se significarem mais quilómetros, há uma dificuldade enorme em que os peregrinos que se dirigem a pé a Fátima os aceitem".

Um acidente, ocorrido às 04:00 do dia 02, no itinerário complementar 2, em Cernache, Coimbra, provocou a morte de cinco peregrinos, dois dos quais escuteiros, após um automóvel se ter despistado à saída de uma curva e invadido a faixa contrária onde seguiam, a pé, cerca de 80 pessoas provenientes de Mortágua, no distrito de Viseu, com destino a Fátima.
 .

Em abril, o santuário anunciou que foi dado a conhecer o estudo do traçado entre Porto e Fátima numa reunião onde estiveram diversas entidades, nomeadamente as que, no terreno, acompanham os peregrinos na sua caminhada.

"A proposta de traçado oficial (...) foi pensada entre Gaia e Fátima, por ser o troço que congrega o maior número de peregrinos", esclareceu na ocasião a instituição, assinalando que o objetivo é "melhorar as condições de peregrinação a pé até ao Santuário de Fátima, em termos de segurança, conforto e apoio".
O responsável sustentou que "este esforço que se está a fazer tem sido feito também a outros níveis e noutros percursos geográficos no sentido de se conseguirem alternativas seguras para os peregrinos".
 .

Questionado sobre se os obstáculos para a execução das alternativas para nos peregrinos a pé são financeiros, o reitor garantiu que não é essa dificuldade que tem atrasado o processo, sublinhando que estes trabalhos já decorrem "muito antes" do acidente que vitimou os peregrinos de Mortágua.

"Não gostaria que ficasse a ideia de que foram estas cinco mortes que provocaram esta preocupação", observou, notando que esta "tragédia se tem multiplicado nos últimos anos".

Confrontado sobre a eventualidade de o santuário financiar a execução de percursos alternativos para os peregrinos a pé, Carlos Cabecinhas declarou que "não é vocação do santuário financiar os municípios portugueses" e não é para os financiar o que os peregrinos "deixam as suas ofertas neste lugar".

Também na conferência de imprensa, o bispo de Leiria-Fátima, António Marto, apelou "às autoridades para que apressem a realização destes projetos", porque "de todo o lado" surgem solicitações nesse sentido.

* Os não peregrinos, os não religiosos que morrem nas estradas portuguesas preocupam-nos tanto como a morte dos peregrinos em caminhada de fé. Existe um problema grave de deseducação cívica, também por parte de peregrinos, que leva a esta guerra civil entre tugas no mortífero alcatrão. 
Só se houvesse um militar da GNR junto de cada pirata do asfalto é que esta mortandade diminuia.

.

Sem comentários: