05/05/2015

.
HOJE NO
 "RECORD"

Quarteto fantástico espreita ouro olímpico

Começa a ser um caso sério o K4 formado por Fernando Pimenta, Emanuel Silva, João Ribeiro e David Fernandes. Esta embarcação alcançou a medalha de prata no Europeu de Racice, na República Checa, e as perspetivas a médio prazo são as melhores. Aliás, são de tal forma animadoras que o próprio selecionador nacional, Ryszard Hoppe, aponta esta tripulação ao topo mundial. "Creio que temos o melhor K4 do Mundo. 
 .

Quando competimos, penso que nunca podemos falhar, que vamos ganhar. Este K4 tem nível para alcançar o ouro no Rio de Janeiro. O Europeu confirmou que o barco tem potencial e que podemos esperar bons resultados", atirou o polaco, à chegada da Seleção Nacional ao Aeroporto do Porto. 

É certo que para ter êxito no Rio’2016 os canoístas terão de ser competentes no Mundial de Milão, em agosto próximo, onde estará em disputa o acesso aos Jogos Olímpicos. E é mesmo essa a ideia vincada pelos protagonistas. "No Mundial tudo vai ter de correr bem. Nas outras provas pode falhar tudo, mas não no Mundial. E aí a Federação, os técnicos e os canoístas terão de fazer tudo para que as coisas corram bem. Temos de estar todos no mesmo barco, porque ali não se pode falhar", apontou Emanuel Silva. "Não existem tripulações favoritas. No Mundial vai começar tudo do zero, não há medalhas certas nem lugares comprados. Mas este 2.º lugar no Europeu é um bom sinal", referiu João Ribeiro, lembrando que este K4 alcançou "sete medalhas em oito participações".

Bronze
Fernando Pimenta vinha na frente da comitiva portuguesa, na chegada ao Porto. Ao peito estavam as medalhas de prata do K4 1.000 e de bronze, conquistada em K1 1.000. Foi uma felicidade redobrada para o canoísta de 25 anos, do Clube Náutico de Ponte de Lima. "Apresentei-me bem, com mais maturidade. Ainda estou a adquirir experiência, pois um atleta não se faz num ano só. Quero melhorar para estar a cem por cento nos momentos decisivos", disse. "No K1 consegui controlar alguma ansiedade, até tendo em conta o esforço que tinha feito no dia anterior, nas meias-finais das várias provas. No K4 perdemos para os campeões do Mundo, a Rep. Checa, mas esperamos conseguir ganhar na prova de maior valor", acrescentou, como que em jeito de referência ao Mundial mas, sobretudo, aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

* "K" de ouro!

.

Sem comentários: