05/05/2015

.
HOJE NO
 "DIÁRIO ECONÓMICO"

Universidade está a avaliar caso do professor que se assume racista

O Económico apurou que a Comissão de Ética da Universidade do Porto está a analisar as declarações de Pedro Cosme Vieira.

"O caso já está a ser analisado pelos órgãos da Universidade do Porto e será objecto de avaliação pela Comissão de Ética", é a resposta oficial dada ao Económico por fonte oficial desta universidade, onde Pedro Cosme Vieira é professor, em reacção às suas declarações polémicas em que se assume como racista que fizeram a manchete de hoje do jornal "i".
 .
"A Universidade do Porto considera que as declarações proferidas pelo professor Pedro Cosme Vieira são fruto de uma opinião pessoal, que vincula apenas o próprio, não reflectindo os valores e as posições defendida" pela instituição, sublinha a mesma fonte.

Na mesma resposta, a universidade esclarece que a Comissão de Ética da Universidade é o órgão colegial e independente que se ocupa da observância de padrões éticos em todas as actividades académicas da instituição e na conduta dos seus membros (docentes, funcionários ou alunos).

Segundo o "i", Pedro Cosme Vieira diz coisas no seu blogue ("Económico-Financeiro") como "a pretalhada que atravessa o Mediterrâneo devia ser abatida a tiro" ou "Se se fizesse o abate sanitário de todos os infectados com sida, a doença desapareceria da face da terra".

Professor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, há 20 anos, Pedro Cosme Vieira assume-se como racista e diz mesmo: "todos nós somos racistas e isso está gravado nos nossos genes".

Em declarações ao mesmo jornal, Pedro Cosme Vieira diz que os qualificativos lhe passam ao lado. "Essas adjectivações não são sobre mim enquanto pessoa, mas apenas enquanto personagem de um mundo virtual".

O nome de Pedro Cosme Vieira foi referido num artigo de opinião do deputado do PSD Duarte Marques e, posteriormente, Francisco Louçã foi ao arquivo do blogue buscar as frases polémicas.

Ao 49 anos, este professor concorreu, este ano, à direcção do Conselho Pedagógico da Faculdade de Economia, mas não conseguiu nenhum voto.

* O homem é um nojo, não pode ser professor em lado nenhum, nos genes nada está gravado sobre preconceitos racistas, como pode um traste chegar a prof. universitário, pode, pode, em Portugal os trastes estão em todo o lado, na política, na banca, na administração pública, etc.


.

Sem comentários: