05/05/2015

.


HOJE NO
 "CORREIO DA MANHÃ"
37% dos jovens vítimas do tabaco

Fumo passivo na vida de mais de um terço dos portugueses.

Mais de um terço dos jovens portugueses, até aos 18 anos, estão expostos ao fumo de tabaco em casa.

O alerta nasce da análise a um dos principais fatores de risco das doenças do foro respiratório, incluído no 10º relatório do Observatório Nacional das Doenças Respiratórias (ONDR). O documento, apresentado ontem em Lisboa, revela que, só em 2013, este tipo de patologias foi responsável por mais de 17 mil mortes, representando 16,1% dos óbitos. 
Apesar da venda de tabaco estar proibida a menores, 11% dos rapazes e 10% das raparigas com 15 anos revela fumar pelo menos um cigarro por semana. No Secundário, 40% dos alunos fumam. A incidência deste vício entre a população mais jovem pode levar ao crescimento do número de casos de doenças respiratórias entre os portugueses nos próximos anos. Com altos encargos, este tipo de patologias foi responsável por mais de 68 mil internamentos em 2013, revela o relatório. 

A prevenção é "o caminho a seguir", sendo que para Teles de Araújo, presidente do ONDR, "as campanhas devem atuar junto dos estudantes". O relatório alerta ainda para uma redução de quase 50%, em cinco anos, dos locais onde a consulta de cessação tabágica se encontra disponível. No mesmo período, ocorreu uma quebra de mais de quatro mil destas consultas. Uma situação "gravíssima", sublinha o especialista Carvalheira Santos. A pneumonia é a doença respiratória que mais obriga à assistência hospitalar: em 2013, 41 796 doentes deram entrada nos hospitais com este diagnóstico e foram registados 5935 óbitos, valor que
quase duplicou em 16 anos.

* SEM PALAVRAS

.

Sem comentários: