10/05/2015

.
 
ESTA SEMANA NA
"SÁBADO"

Não se concentra no trabalho? 
Massaje o terceiro olho

Comer sementes de abóbora e olhar para fotos de animais fofinhos são outras alternativas
Suzi Cinalli é massagista terapeuta e escreveu para o site Healthista esta lista de dicas para quem não consegue concentrar-se no trabalho. Há soluções para todo o tipo de pessoas.

1. Respire fundo

Reduza a velocidade da sua respiração quando precisar de estar focado, de fazer uma apresentação ou uma entrevista. Respirar mais profundamente altera os padrões das ondas cerebrais, activando as ondas theta que induzem um estado cerebral associado a uma memória reforçada. Para pôr estas ondas a trabalhar, passe a sua respiração para o abdómen e comece a respirar com o estômago, desacelerando a respiração. Eis um exercício: inspire contando até seis, sustenha a respiração enquanto conta até dois, expire devagar contando até nove. Isso deverá acalmá-lo e deixá-lo receptivo a nova informação.

2. Massaje o "terceiro olho"

Primeiro, se calhar é melhor explicar que ponto é este… é aquele local entre as sobrancelhas onde termina o nariz e começa a testa. Massajar os pontos reflexos pode diminuir a tensão e dar uma ajuda à memória e, neste caso, pode fazer esta massagem estando sentado à secretária. Faça uma pressão ligeira sobre o "terceiro olho" com a ponta do dedo do meio, durante 3 a 4 minutos, enquanto inspira profundamente várias vezes. Pode, e deve, repetir o exercício duas a três vezes por dia. Este ponto está associado à glândula pituitária, que lidera o sistema endócrino, que por seu lado interage com o sistema nervoso.

3. Coma peixe ao pequeno-almoço
Troque os cereais por arenque defumado num pão integral e acelerará os ácidos gordos que estimulam o cérebro, ao mesmo tempo que libertará lentamente os açúcares necessários para estar concentrado todo o dia. Outras opções incluem salmão, truta, cavala, carapau e sardinhas. O pão integral liberta a glucose mais devagar na corrente sanguínea e um nível regular de açúcar no sangue também mantém a mente alerta.

4. Mantenha as sementes 
de abóbora à mão
Comer uma mão cheia deste tipo de sementes fornece a quantidade diária recomendada de zinco, vital para fortalecer a memória e as capacidades cognitivas. As sementes também contêm ómega-3, que é excelente para o cérebro: estes óleos ajudam a criar e a manter a chamada bainha de mielina (que protege as fibras nervosas do cérebro e permite às mensagens fluírem livremente). Para quem não gosta de sementes de abóbora, as nozes são outro snack cheio de ómega-3.

5. Olhe para fotos giras de animais
Não, não é uma perda de tempo. Olhar para imagens de gatinhos pode mesmo ajudar a cumprir com os prazos no trabalho. Um estudo japonês descobriu que estudantes universitários realizavam tarefas em menos tempo e com mais rigor após verem fotos de cachorros e gatinhos. Convém é que o seu patrão também saiba que o seu passatempo faz parte de uma plano para aumentar a eficiência no trabalho...

6. Faça ioga à hora de almoço
O exercício aeróbico é bom para o coração e para a saúde, mas fazer ioga à hora de almoço vai ajudar a mantê-lo alerta. Após a ioga é mais fácil concentrar-se e consegue processar a informação mais rapidamente. Num estudo, os investigadores da Universidade de Illinois atribuíram a alguns participantes uma série de exercícios de ioga, incluindo a contracção de diferentes músculos do corpo. Aos exercícios seguiu-se uma sessão de meditação em que se focavam na postura e na respiração profunda. Após todo o exercício foi-lhes pedido que realizassem uma série de testes mentais. Os resultados mostraram que os participantes que tinham corrido durante 20 minutos eram menos capazes de se concentrar do que aqueles que tinham feito a sessão de ioga. Além disso, os segundos conseguiam aprender, e reter e actualizar informação, com mais eficiência do que quem tinha feito o exercício aeróbico. A ioga acalma o corpo e a mente e reduz outros pensamentos, permitindo manter a concentração. Era disso que precisava, certo?

* Também se aprende ao domingo.
.

Sem comentários: