19/03/2015

.
HOJE NO 
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Novo medicamento da Bial analisado 
pela Agência Europeia do Medicamento

Medicamento para Parkinson deverá ser o segundo medicamento da Bial totalmente desenvolvido em Portugal. A Bial já pediu à Agência Europeia do Medicamento que aprove o seu segundo medicamento. O Opicapone apresentou resultados positivos num ensaio clínico de fase III que envolveu 600 doentes de Parkinson, em 106 centros de estudo em diferentes países europeus, e que revelaram uma "diminuição significativa" do período de imobilidade dos doentes.
 .

De acordo com a farmacêutica liderada por António Portela, os mesmos testes mostraram que a toma diária de 50 miligramas de Opicapone "levou a uma diminuição significativa (duas horas) do período ‘off-time', que se caracteriza por um estado de profunda imobilidade dos doentes".

Com o Zebinix já disponível na maioria dos mercados europeus e nos Estados, a Bial investiu 200 milhões de euros no desenvolvimento do Opicapone, que está a ser trabalhado como "terapêutica adjuvante da levodopa, fármaco de eleição na terapêutica sintomática da doença de Parkinson".

Citado em comunicado, António Portela, CEO da BIAL diz que "o Opicapone vem oferecer uma nova esperança para médicos e pacientes". "Estamos orgulhosos da estratégia de longo prazo que implementámos, focada na Investigação & Desenvolvimento, e no programa de inovação terapêutica que permitiu desenvolver esta nova terapia", sublinha.

* Mais uma vez a inteligência portuguesa em destaque.


.

Sem comentários: