06/03/2015

.

 HOJE NO 
  "DIÁRIO ECONÓMICO"

Grécia quer contratar estudantes, 
donas de casa e turistas como inspectores à paisana

Reformas de Atenas incluem combate à fraude e evasão fiscais através da contratação de estudantes, donas de casa e turistas. Objectivo: transformá-los em inspectores à paisana.
 .
O Ministro das Finanças da Grécia propôs sete reformas económicas, incluindo o recrutamento de "estudantes, donas de casa, até mesmo turistas" para servirem como inspectores fiscais à paisana. A medida é avançada hoje pelo jornal britânico Financial Times.

O objectivo destas contratações para colocar no terreno inspectores disfarçados está previsto num primeira lote de reformas destinadas a desbloquear 7,2 mil milhões de euros em ajuda financeira. As propostas, constam em uma carta de 11 páginas enviado quinta-feira pelo ministro das Finanças grego Yanis Varoufakis para Jeroen Dijsselbloem, o seu homólogo holandês, que preside o Eurogrupo, que inclui os 19 ministros das Finanças da zona euro.
 .

O pacote de medidas inclui também um novo plano para emitir licenças para empresas online de jogos de azar, onde Atenas prevê uma receita anual de 500 milhões de euros, relata Peter Spiegel, em Bruxelas. As propostas, que foram obtidos pelo Financial Times, deverão ser discutidas na próxima segunda-feira na reunião de ministros das Finanças da zona euro. E incluem reformas mais tradicionais, incluindo a activação de um novo" conselho fiscal "para monitorizar os gastos do governo e um novo plano para cobrar impostos não pagos.

Segundo o FT, o documento também inclui um pedido para começar a "discussões de alto nível" sobre um terceiro programa de resgate para a Grécia, referida por Varoufakis como o próximo passo após o final do programa de resgate que Atenas diz que vai ser chamado de "contrato de recuperação e crescimento da economia grega ".

Falsos fiscais pagos à hora 
Mas a carta também inclui algumas propostas pouco ortodoxas como medidas de combate de fuga ao IVA em que "um grande número" de pessoas comuns irão ajudar o governo a caçar aqueles que tentam fugir aos impostos. "Um grande número de inspectores não profissionais são contratados, num curto prazo de forma rigorosa, com base informal (não mais de dois meses, e sem qualquer perspectiva de ser recontratado) para passar, depois de alguma formação, como clientes, em nome das autoridades fiscais, para captar som e vídeo ", diz a carta.

Os novos recrutas, que podem incluir os turistas "em áreas populares de evasão fiscal", serão pagos por hora e será "difícil de detectar" pelos faltosos. "A própria 'notícia' de que milhares de inspectores à paisana estarão em toda parte, levando equipamentos de áudio e gravação de vídeo em nome das autoridades fiscais, tem a capacidade de mudar as atitudes muito rapidamente", escreveu o Varoufakis.

Reformas visam garantir mais receitas 
No final de Fevereiro, Atenas apresentou aos credores internacionais(UE, BCE e FMI) um plano de reformas que permitam encaixar mais de sete mil milhões de euros de receita que serão 
essencialmente provenientes das medidas para combater diversos tráficos, e da taxação das grandes fortunas. O plano apresentado inclui o combate ao tráfico de combustíveis e cigarros, que permitiria ao Estado arrecadar respectivamente 1,5 mil milhões e 800 milhões de euros.

O Executivo da esquerda radical pretende ainda garantir 2,5 mil milhões de euros provenientes das grandes fortunas gregas e dos oligarcas através da colecta de dívidas fiscais a particulares e empresas. No total, Atenas garantirá cerca de 7,3 mil milhões de euros de receitas. Após diversas e difíceis negociações em Bruxelas, o Governo de Alexis Tsipras chegou no final de Fevereiro a um acordo com os seus credores sobre o prolongamento da ajuda financeira à Grécia até final de Junho. O compromisso foi legitimado pelos parceiros europeus mediante a apresentação de um catálogo de reformas.

* A fraude fiscal não se combate com métodos do KGB, pode virar-se o feitiço contra o feitiçeiro, como é que desformatam os agentes formatados à pressa, vão reter informação importante e confidencial. Varoufakis parece o Terminator da Grécia.


.

Sem comentários: