04/02/2015

EVANTHIA BALLA

.



Grécia e Europa:
 expetativas e perigos



A notória vitória do Syriza, no limiar da maioria absoluta, e o facto de já ter formado uma paradoxal coligação com o partido de direita Gregos Independentes, gera dois sentimentos opostos, de alívio e de ansiedade. Por um lado, o país não entrará no período extenuante de múltiplas e dolorosas tentativas de formar um governo de coligação, o que obrigaria a Grécia a permanecer na incerteza e na instabilidade política muito mais tempo. Por outro lado, a vitória do Syriza incita uma profunda ansiedade sobre o futuro da Grécia e, consequentemente, sobre o futuro da Europa.
 .
Será que o Syriza adotará uma estratégia política mais realista e pragmática que permitirá ao país aliviar as medidas de austeridade mas sem colocar em risco a permanecia da Grécia na Zona Euro e na União Europeia? Ou a inexistência de experiência do partido o impedirá de realizar as suas promessas, dando espaço para que outras forças extremas e muito mais perigosas, como o partido da Aurora Dourada, reforcem o seu poder? Será que abriu a caixa de Pandora para que outros partidos radicais de esquerda ou direita, em Espanha, Portugal, e Itália, ganharem crescente apoio popular contra as medidas impostas pelos credores europeus ?
 .
É sabido que o programa económico do Syriza, batizado “Programa de Salónica”, assenta na luta contra a crise humanitária, no relançamento da economia, na estabilização do mercado e na reforma do Estado.
 .
O êxito desse programa dependerá, por um lado, da abordagem e capacidade negocial e de trabalho do Syriza; da sua determinação de pôr ordem na casa, realizar as reformas estruturais indispensáveis, para combater drasticamente a corrupção, a evasão fiscal, a injustiça social, e encontrar meios credíveis de aumentar a competitividade do país de modo inteligente, realista e pragmático.
 .
Igualmente, o sucesso de Tsipras dependerá da abertura e flexibilidade dos parceiros europeus, principalmente da Alemanha, de aceitar negociar um novo plano para a restruturação da divida grega, realizando, ao mesmo tempo, as reformas institucionais e solidárias a nível europeu.
 .
Basta agora confirmar se o Syriza conseguirá cumprir as suas promessas sem pôr em risco os sacrifícios já feitos pelo povo grego, nem a própria União e os seus ideais. Porém, uma outra força política grega, a Aurora Dourada, já afirmou e já provou, com os seus atos criminais, que não reconhece nem a União nem os seus ideais de liberdade e de igualdade. O partido neonazi Aurora Dourada figura entre os vencedores das legislativas gregas, elegendo 17 deputados, menos um deputado que nas eleições legislativas de 2012, e obtendo 6,28% (em relação com 0,29 % em 2009, e 7% em 2012). Com este quadro partidário, a União Europeia parece reviver os seus velhos demónios. A crise social e democrática é um terreno fértil para o ressurgimento da extrema direita em toda a União, tal como aconteceu, salvaguardando as indesejadas analogias, nos anos que precederam o eclodir da II Guerra Mundial.
 .
Se o Syriza não conseguir aliviar o sofrimento do povo grego, gerando esperança num futuro melhor, muito provavelmente, a Aurora Dourada irá aumentar ainda mais o seu poder, colocando em risco não só o futuro da Grécia mas dos valores democráticos e liberais, e da própria paz e segurança de todos nós, europeus.
 .
Como dizia Alexis de Tocqueville, colocados no meio de um rio rápido, fixamos os olhos nalguns destroços que se avistam ainda na margem, enquanto a corrente nos arrasta e empurra às arrecuas para o abismo.
 .
Hoje, os europeus tomam a paz como um dado adquirido… mas também, deveriam considerar como dado adquirido as terríveis e perigosas consequências de uma Europa dividida, extremista, e xenófoba.
 .
Professora universitária

IN "OJE"
29/01/15


.

Sem comentários: