10/02/2015

.
HOJE NO 
"OBSERVADOR"

É possivel contratar um hacker. 
E não é (de todo) ilegal

O site Hacker's List oferece um espaço onde qualquer pessoa sem conhecimentos técnicos pode contratar anonimamente um serviço prestado por um hacker. Especialistas debatem a legalidade da página.

“Piratear” computadores nem sempre é sinónimo de ataques a grandes sistemas informáticos, como foi o caso do roubo de informações confidenciais da Sony Pictures. Às vezes, as pessoas gostavam de ter alguém para ajudar em “pequenas atividades”, como a invadir a conta nas redes sociais do seu parceiro, ter acesso ao email do chefe, retirar fotos de sites ou entrar no banco de dados de uma empresa.
 .

Para estes casos, foi criado o Hacker’s List com o objetivo de permitir a qualquer pessoa sem conhecimentos técnicos contratar um serviço prestado por um hacker. O mecanismo é simples: o utilizador põe na página a tarefa que deseja ser realizada e um ou vários hackers oferecem-se para fazer o trabalho. Quem apresentar a oferta com o menor preço, é contratado, conforme explica reportagem publicada pelo The New York Times.

O jornal dá alguns exemplos de serviços realizados através da página, como é o caso de um utilizador que oferecia 500 dólares para invadir a conta da namorada no Facebook. Noutros casos, os hacker são contratados por vingança, como é o caso de uma mulher que disse ter conhecido um homem num bar e que foi perseguida e atacada por ele enquanto voltava para casa. Ela desejava invadir a sua conta para que ele parasse de a assediar e oferecia de 200 a 300 dólares pelo serviço.

Todos os trabalhos são feitos anonimamente e o hacker recolhe o seu pagamento uma vez que o serviço seja concluído. O Hacker’s List pode reter o valor como forma de garantir que a realização do trabalho realizado.

* É uma novidade esta actividade empresarial, mas não é inédita a manobra, há bancos, PPP's e grandes empresas que fazem muito melhor, p'ra pior.

.

Sem comentários: