16/02/2015

.
 HOJE NO 
"JORNAL DE NEGÓCIOS"   

Gang de criminosos informáticos ataca bancos e rouba milhões de dólares

Um relatório da Kaspersky revela que um grupo de criminosos cibernéticos “atacou” vários bancos, em vários pontos do globo, e roubou milhões de dólares. Estimativas apontam que podem ter sido roubados mil milhões de dólares (mais de 875 milhões de euros). 
 .
Um grupo de criminosos informáticos, que falam russo, atacou vários bancos e roubou milhões de dólares, de acordo com um relatório da Kaspersky (um empresa de segurança russa) citado por vários órgãos de informação internacionais. As estimativas presentes no documento apontam para o roubo de cerca de mil milhões de dólares, ou seja, mais de 875 milhões de euros.

Estes roubos terão começado no final de 2013 e, segundo a BBC, continuam. Atingem instituições financeiras na Rússia, Estados Unidos da América e Europa. Para já, não é claro quantos bancos e quais foram atacados. No entanto, aparentemente, grande parte das instituições afectadas estará localizada na Rússia. O documento revela que foram encontrados 178 endereços de IP ligados à Rússia e 37 ligados aos Estados Unidos.

Os "hackers" terão nacionalidade russa, ucraniana e chinesa. A BBC escreve que a Interpol e a Europol estão também a investigar este ataque.

Já de acordo com o Wall Street Journal (WSJ), a localização a partir da qual estes "hackers" terão praticado os ataques também não é conhecida. Alguns dos seus servidores estarão sedeados na China e alguns dos domínios usados estão igualmente registados na China. Todavia, o relatório assinala que este tipo de pistas foi já falsificado no passado.

Esta publicação, que cita fontes próximas do processo, aponta ainda que alguns executivos de empresas de serviços financeiros foram informados das conclusões deste relatório. Além disso, oficiais do Governo norte-americano terão também tido conhecimento deste relatório no domingo, 15 de Fevereiro. Porém, alguns terão manifestado o seu cepticismo sobre como o dinheiro terá sido retirado da banca norte-americana.

A BBC explica, citando a Kaspersky, que estes grupo de criminosos usou vírus para infectar as redes informáticas destas empresas como "malware" ( ou seja "software" que entra num sistema de computador para provocar danos) incluindo nos vídeos de vigilância, o que lhes permitia ver e gravar tudo o que acontecia nos ecrãs dos funcionários dos bancos.

"Estes ataques destacam novamente o facto que os criminosos exploram qualquer vulnerabilidade em qualquer sistema", afirmou Sanjay Virmani, director da Interpol para o crime digital.

Por sua vez, a Kaspersky defende que o método utilizado por estes criminosos marca uma nova fase nos roubos cibernéticos, dado que são usados meios "para roubar o dinheiro directamente dos bancos e evitam focar-se nos clientes finais" dos sistemas financeiros, escreve a televisão britânica no seu site.

O espanhol Expansión revela que este facto, roubar directamente aos bancos, distingue este grupo dos outros que anteriormente atacavam informaticamente as instituições.

*  Estranhamos que a Kaspersky não esteja preocupada com os bancos que assaltam os cidadãos.

.

Sem comentários: