16/02/2015

.
HOJE NO 
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Advogados, neta de milionário, 
aristocrata e offshores na lista
. portuguesa ‘Swiss Leaks’

Finanças já pediram às autoridades francesas a lista de portugueses envolvidos no caso ‘Swiss Leaks’. O Económico sabe que a lista contém alguns nomes conhecidos. 

A neta de um conhecido milionário português, já falecido, acumulou na filial suíça do HSBC 10,2 milhões de euros. O seu nome consta da lista de 611 clientes daquela filial associados a Portugal, entre os quais estão 220 com nacionalidade portuguesa. O Diário Económico sabe que na denominada lista ‘Swiss Leaks' constam ainda vários membros de uma família ligada a um escritório de advogados, uma aristocrata procurada pela Justiça portuguesa, bem como dezenas de offshores.


Os dados dos depósitos bancários da lista ‘Swiss Leaks' referem-se ao período 2006/2007, sendo que no caso da maioria dos membros de uma família associada a um conceituado escritório de advogados, as contas aparecem a zeros, a partir de 2007. Em dois desses casos surgem valores da ordem dos dois milhões de euros, montantes que terão sido levantados das contas a partir daquela data. Já no caso da neta de um empresário português já falecido, os valores depositados ascendem a 10,9 milhões de francos suíços, (10 milhões de euros).

Um dos casos mais surpreendentes da lista de nomes portugueses é protagonizado por uma aristocrata portuguesa a quem a justiça declarou contumaz em 2006 (mandado de detenção e proibição de obter determinados documentos de identificação quando alguém se recusa a comparecer perante o juiz que o tenha citado). Num dos anos a que reportam os dados da lista, esta aristocrata foi alvo de um processo comum no Tribunal da Comarca de Braga, acusada de crimes de burla qualificada (em 1999) e burla qualificada com fraude bancária.

Já entre as empresas que constam da lista, o Económico sabe que na sua maioria são offshores: sabe-se que uma delas tinha mais de 18 milhões de francos suíços (cerca de 17 milhões de euros) no HSBC, e outra, ligada ao sector têxtil, mais de cinco milhões (4,7 milhões de euros) naquele banco.

Milionários desconhecidos desmentidos
Américo Amorim e a Espírito Santo Activos Financeiros fazem também, alegadamente, parte da lista. Mas tanto o empresário como a gestora de activos desmentiram ligações a este caso, após a divulgação de que teriam depósitos de 4,4 milhões de euros e 154 milhões de euros, respectivamente, na sucursal suíça do banco.


Dos nomes até agora tornados públicos, a maior cliente portuguesa é Sílvia Ruivo Caçador, do distrito de Vila Real, que terá tido 227 milhões de euros depositados na filial suíça do HSBC. Surgem ainda mencionados Joaquim António Amaro da Cruz, de Castelo Branco, com 196 milhões de euros, e Rosa Maria Pinho Amaro da Cruz da Silva, de Santos-o-Velho, com 164 milhões de euros.

Segundo o ICIJ, o consórcio de jornalistas que divulgou a lista, as aplicações de clientes com ligações a Portugal totalizavam 856 milhões de euros. Ontem, o HSBC recorreu aos jornais britânicos para pedir "as mais sinceras desculpas" por alegadamente ter ajudado os clientes na fuga ao fisco, lembrando que as práticas do passado não são as mesmas de hoje.

* Gente séria, acima de qualquer suspeita!


.

Sem comentários: