16/02/2015

.
 HOJE NO 
  "JORNAL DE NOTÍCIAS"  

Forças Armadas declaram que Governo "está em guerra" com os militares

Os responsáveis da Associação de Oficiais das Forças Armadas consideraram, esta segunda-feira, que o executivo da maioria PSD/CDS-PP está "em guerra" com os militares, reagindo à alteração aos regimes específicos de assistência na doença dos seus familiares.

"A realidade impõe-se: estamos em guerra. Uma guerra que não utilizando meios militares, nem por isso deixa de ser uma guerra! Porque morre gente, porque é semeada a pobreza e a miséria, porque há refugiados eufemisticamente designados de emigrantes forçados pelos líderes do seu próprio país a abandoná-lo", lê-se em comunicado.
 .
O Conselho de Ministros aprovou na quinta-feira a possibilidade de "cônjuges ou unidos de facto dos beneficiários, titulares dos subsistemas ADM [Forças Armadas e GNR] e SAD [PSP]" se inscreverem "nesses mesmos subsistemas, mediante o pagamento de uma contribuição".

O texto da AOFA lamenta que, "para além do desconto de 3,5%", haja agora "mais um desconto suportado por um estranhíssimo algoritmo (3,5% sobre 79% da remuneração base do militar) que mais não é do que um expediente para extorquir uma fatia mais do já parco rendimento dos militares".

"Mas nada demove os que, tendo sido legitimados para governar o país, não foram certamente eleitos para o destruir e, muito menos, incumprindo compromissos que assumiram e que logo a seguir renegaram", lê-se ainda, antes de os governantes serem acusados de "afrontar o seu povo, que deviam servir e defender, os militares e as forças armadas".

* Estranhamos que a componente militar  do país esteja em guerra com o poder civil legalmente eleito em regime democrático e de acordo com a constituição. 
Não é difícil concordar que o povo português está mal, mas o ordenado mínimo das forças militares é bastante superior ao ordenado mínimo dos civis, mais, para haver justiça o regime de assistência na saúde devia ser único, nem ADSE, nem ADM ou SAD, porque estes subsistemas fazem com que haja cidadãos de primeira e de segunda. 
Não estamos a defender este governo, nem nenhum porque têm sido todos maus, estamos a afirmar que o poder militar está subordinado ao poder civil e portanto é absurdo falar em guerra entre ambos. Deixem o teatro para os actores, que temos muitos e bons.

.

Sem comentários: