22/02/2015

.
ESTA SEMANA NO
"DINHEIRO VIVO"

Em 2014 circularam mais faturas e 
foram pedidas mais faturas com NIF

Em 2014 houve mais empresas a emitir e a comunicar faturas à administração fiscal, mais consumidores a exigirem que estas fossem passadas com o seu NIF ou a inseri-las no Portal das Finanças. Mas o sistema e-fatura detetou também mais situações de divergência por parte das empresas. Lisboa e Porto registaram o maior número destes casos.
.
O número provisório já tinha sido avançado, mas a informação mais recente agora disponibilizada pela AT dá conta de que em 2014 foram notificadas 235 337 empresas por apresentarem divergências. Em causa estão situações de pedidos de reembolso de IVA superior ao liquidado; ausência de comunicação de faturas ou de emissão de faturas sem ter havido entrega da declaração do IVA.

Quase um terço destas situações (73780) registou-se entre empresas com sede no distrito de Lisboa. Segue-se o Porto com 35066 casos. Acima de uma dezena de milhar surgem ainda Setúbal, Aveiro , Faro e Leiria.

De acordo com a AT estão dadas como finalizadas 35% daquelas divergências (81 563), sendo que 61 343 deram origem a correções que foram efetuadas de forma voluntária pelos contribuintes depois de alertados pelo fisco para a omissão em causa.

Em 2014, o e-fatura recebeu 4,8 mil milhões de faturas (mais 36,3% do que em 2013 quando o sistema arrancou), tendo sido emitidas com o NIF dos consumidores finais um total de 635,8 milhões (contra 466,4 milhões um ano antes).

Para este aumento do interesse dos consumidores em pedir a fatura com NIF contribuiu o sorteio "Fatura da sorte" que todas as semanas atribui a um destes contribuintes um carro de gama elevada. Em junho e dezembro realizaram-se sorteios extraordinários durante os quais foram atribuídos 6 Audi A6.

Entre os mais de 50 carros já atribuídos pelo fisco, 14 foram ganhos por consumidores do distrito de Lisboa e 5 por residentes no Porto. Évora, Portalegre e Guarda são neste momento os três únicos distritos do continente ainda não contemplados pelo "fatura da sorte".

* A rifa da impostura.

.

Sem comentários: