18/02/2015

.
 HOJE NO 
  "DIÁRIO DE NOTÍCIAS"  

Só 28% dos portugueses lutariam por
. Portugal em caso de guerra

"Se houvesse uma guerra que envolvesse o seu país, estaria disposto a lutar?" Foi esta a pergunta que a Win/Gallup International fez a habitantes de 63 países.

Portugal está entre os 13 países onde menos pessoas disseram que sim, 28%, com outros 47% a indicarem que não lutariam pelo País. Os restantes 24% não responderam à questão.


Em termos globais, no conjunto dos 63 países, 60% dos inquiridos responderam que estariam dispostos a lutar, 27% disseram que não e 12% não souberam ou não quiseram responder.

Resultados que escondem diferenças muito significativas entre os vários países em análise. Em Fiji, Marrocos, Paquistão, Vietname ou Bangladesh mais de 85% dos habitantes responderam afirmativamente à pergunta. No extremo oposto temos o Japão, onde apenas 11% dos inquiridos estariam dispostos a lutar pelo seu país em caso de guerra, e quatro países europeus, Holanda (15%), Alemanha (18%), Bélgica (19%) e Itália (20%).

Aliás, é na Europa ocidental que menos entrevistados referem estar dispostos a lutar pelos seus países em caso de guerra, apenas um em cada quatro o disse. As respostas mais positivas foram encontradas nos países do Médio Oriente e Norte de África.
O estudo da Win Gallup foi realizado entre Outubro e Novembro de 2014, junto de uma amostra de 64 909 entrevistados. Em Portugal, a Marktest foi a responsável pela recolha de informação, com uma amostra de 1000 indivíduos com 18 e mais anos.

* É grave mas expectável, a maioria dos políticos deste país oferecem todos os dias um espectáculo vergonhoso de falsidades e ganância, têm sorte, ainda há 28% de tansos que querem defender  o país que os políticos tomaram de assalto.


.

Sem comentários: