21/01/2015

.
 HOJE NO

"CORREIO DA MANHÃ"

Dormir mais horas melhora
 notas escolares 

Deixar os filhos dormir mais horas melhora o seu desempenho escolar a Matemática e línguas. 

Dormir mais horas de noite melhora a prestação escolar das crianças e adolescentes, segundo um estudo da Universidade McGill e do Instituto Universitário Douglas de Saúde Mental em Montreal, no Canadá. Matemática e línguas são as disciplinas em que a qualidade do sono mais interfere. 
 .

"Para a Matemática e línguas precisamos de usar habilidades a que chamamos de ‘funções executivas’, como a memória de trabalho, o planeamento, a capacidade de não nos distrairmos. O hardware que suporta essas habilidades localiza-se no córtex pré-frontal do cérebro, que é muito sensível aos efeitos insuficientes do sono", sublinhou Reut Gruber, psicólogo clínico e principal autor do estudo, à revista Time. 

A Fundação Nacional do Sono norte-americana aconselha as crianças entre os 5 e os 12 anos a dormir entre 10 a 12 horas por noite. Já os adolescentes devem dormir cerca de 9 horas. Um dos fatores que mereceu maior atenção por parte dos investigadores canadianos foi a eficiência do sono. "É a proporção da quantidade de tempo que se dorme relacionada com a quantidade de tempo que passa na cama. 

Se uma pessoa não consegue dormir durante a maior parte do tempo que passa na cama, o sono não é eficaz", explicou o principal autor do estudo. Na investigação participaram 75 crianças saudáveis, entre os 7 e os 11 anos, que utilizaram um actigraph no pulso, uma espécie de relógio que avalia a qualidade do sono através da monitorização do organismo enquanto dormem. 

No fim, os cientistas relacionaram os dados recolhidos sobre a qualidade do sono com os resultados escolares, a idade das crianças e o estatuto socioeconómico dos pais. Tirar televisão e computadores do quarto Além de aconselhar os pais a adotar hábitos de sono saudáveis, como retirar dos quartos a televisão e os computadores, Reut Gruber referiu que os pediatras também têm um papel importante na análise de uma boa noite a dormir.

 "Muitas crianças podem ter problemas de sono de que ninguém está ciente", acrescentou o psicólogo clínico. 

* Não facilite, pela saúde do seu filho.

.

Sem comentários: