07/01/2015

.
 HOJE NO
"RECORD"

Rita Jeptoo desafiada a denunciar
 rede de dopagem

O presidente da Federação Queniana de Atletismo, Isaiah Kiplagat, desafiou esta quarta-feira a maratonista Rita Jeptoo a denunciar a rede de dopagem que a forneceu diante da Comissão de Disciplina, que vai reunir-se na próxima semana. Rita Jeptoo, dupla vencedora das maratonas de Boston e Chicago, em 2013 e 2014, deu positivo por EPO, em setembro, num teste fora de competição, e tem de se apresentar na próxima semana diante da Comissão, que vai decidir a eventual sanção a aplicar à atleta. 
 .
"Esperamos que esta audição permita desvendar quem está por detrás deste caso de doping e a Jeptoo deve revelar tudo", declarou Isaiah Kiplagat à AFP.

Os dirigentes desportivos do Quénia foram acusados de inação no combate aos casos de dopagem que estão a manchar os grandes resultados dos corredores quenianos, com estes, por sua vez, a colocarem a responsabilidade nos treinadores e agentes dos atletas, que alegadamente os corrompem.

"Estamos a criar uma Comissão antidopagem para julgar o caso de Jeptoo. Trata-se de um assunto sensível, que pode definir o destino da atleta e o futuro do país e autorizaremos Jeptoo, o seu agente, assim como os seus próximos a testemunharem", acrescentou o presidente.

Rita Jeptoo, de 33 anos, pode ser condenada a dois anos de suspensão e à retirada dos seus títulos. Em dezembro, a análise à amostra B, feita pela Agência Mundial Antidopagem, confirmou a presença de EPO.

"Jeptoo é a atleta queniana mais reconhecida a ter dado positivo. Isso deve causar um 'choque elétrico'", reconheceu Kiplagat.

* Uma vigarice desportiva que não se compara à vigarice do BES, não crucifiquemos a queniana.


.

Sem comentários: