29/01/2015

.
 HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"

Hospitais admitem recorrer à Justiça

Cinco hospitais universitários admitiram, esta quinta-feira, recorrer à Justiça para garantir e defender o direito de todos os doentes com Hepatite C ao acesso aos tratamentos. 
 .

"Os cinco centros hospitalares universitários, que querem cumprir a sua missão de tratar os seus doentes com equidade, adotarão as medidas legais e outras que considerem adequadas para garantir e defender o direito de todos os doentes ao acesso aos tratamentos", defendem os presidentes dos centros hospitalares de São João, do Porto, Universitário de Coimbra, Lisboa Norte e Lisboa Central. 
Em comunicado, os responsáveis adiantam ser "insustentável" o valor que têm sido obrigados a pagar para o tratamento da Hepatite C em Portugal.

Doentes de Hepatite C 
morrem por falta de medicamento

O vice-presidente da Sociedade de Gastrenterologia apelou esta quinta-feira a uma "agilização" nas negociações entre o Governo e a indústria farmacêutica em relação ao tratamento da Hepatite C, salientando que "têm morrido doentes por não terem tido acesso ao medicamento". José Cotter lembrou que este processo negocial se arrasta há muitos meses e que apesar de oficialmente o novo tratamento ser disponibilizado aos doentes portugueses considerados prioritários, a verdade é que, aparentemente, isso não está a acontecer em todos os casos. 

* Um crime hediondo, o do negócio dos laboratórios.

.

Sem comentários: