29/01/2015

.

HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Descida do desemprego
 não chega aos jovens

Desemprego em Portugal nas pessoas com idade entre 15 e 24 anos é quase três vezes superior ao registado entre os adultos. 

A taxa de desemprego recuou uma décima entre Novembro e Dezembro, mas os jovens mantiveram-se afastados desta melhoria. A taxa de desemprego para as pessoas com idade compreendida entre os 15 a 24 anos foi quase três vezes superior à registada entre os adultos.
 .

A estimativa divulgada hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) mostra que a taxa de desemprego baixou de 13,5% em Novembro para 13,4% em Dezembro. O recuo é ligeiro e foi influenciado por uma revisão em baixa do registo referente a Novembro. Na primeira estimativa, o INE calculava em 13,9% a taxa de desemprego para aquele mês. No entanto, a introdução de mais informação nos registos do INE melhorou a taxa.

Afinal, houve menos 19,3 mil desempregados do que se pensava e a população empregada foi maior (em 3,9 milhares de pessoas). Os dados conhecidos hoje mostram que a taxa de desemprego estabilizou entre Outubro e Novembro.

A melhoria na taxa de desemprego em Dezembro - em resultado da descida do número de desempregados (menos 4,8 milhares) e da criação de emprego (mais 6,4 milhares) - não chegou, porém, aos jovens. A taxa de desemprego para as pessoas com idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos ficou nos 34,5%, o que significa que está 2,9 vezes acima da taxa estimada para os adultos (11,8%). Esta degradação das condições de trabalho entre os jovens resulta de um aumento dos desempregados jovens e de uma redução da população jovem empregada.

Os dados do INE estão corrigidos de sazonalidade.

* Esta notícia revela a supina inutilidade das "novas oportunidades" e do "impulso jovem" congeminados por dois grande aldrabões da nossa praça. Quanto ao desemprego dos adultos, se adicionarem mais 200 mil aos números referidos, talvez consigam acertar.

.

Sem comentários: