01/01/2015

.


RETROSPECTIVA 2014



NOVEMBRO



Vazio legal impede fiscalização da
. qualidade do ar em edifícios

O presidente da Associação Portuguesa da Indústria da Refrigeração e Ar Condicionado afirmou este domingo que, devido à alteração da legislação, "desde novembro de 2013 que não se fazem auditorias à qualidade do ar interno nos edifícios".

Desde "novembro do ano passado que deixou de haver auditorias de QAI (qualidade do ar interno) em edifícios. Essa responsabilidade passou para a alçada da Agência Portuguesa do Ambiente e da direção regional de saúde", mas "está tudo pendente de um despacho ou de uma outra portaria que indicará quais são as metodologias a utilizar", afirmou à Lusa Fernando Brito.
 .
EVITE, O DUCHE
O responsável falava à Lusa a propósito do elevado número de casos de legionella que estão a ser registados na zona de Vila Franca de Xira, considerando que "tudo leva a crer que o foco da infeção será uma poluição exterior, tendo em conta a existência de um público tão variado e tão heterogéneo em termos de idade".

Em seu entender, a origem do problema poderá estar numa torre de arrefecimento, que existem no exterior dos edifícios e que são arrefecidas por pulverização de água, podendo essas gotículas percorrer grandes distâncias.

"Essas torres de arrefecimento são utilizadas em grandes processos industriais, mas podem existir também em centros comerciais e em edifícios mais antigos", disse.

"São torres que libertam calor para o exterior e pelo volume de água que contém podem causar problemas de 'legionella' se não houver os cuidados de manutenção respetiva. Pode ser uma coisa desse tipo, ou um sistema de rega, por exemplo, que vá buscar a água a poços não oficiais e que ao pulverizar pode espalhar as gotículas, mas podem ser também as fontes ornamentais, onde o tratamento de água não é feito", acrescentou.

Nas declarações que prestou à Lusa, o presidente da Associação Portuguesa da Indústria da Refrigeração e Ar Condicionado (APIRAC) lamentou que se esteja a passar a ideia de que a bactéria se transmite pelo ar condicionado, "quando o problema da legionella é um problema de água" pulverizada.

"É triste e não sei até que ponto a associação não terá que legalmente interpor alguma ação porque este é um setor importante na economia. Não se pode dizer disparates e influenciar pessoas. Há muita gente em pânico, porque têm ar condicionado em casa", afirmou.

O responsável faz questão de esclarecer que os aparelhos que existem nas casas não tem sistema de aerossol, ou seja, não existe pulverização de água.

Fernando Brito lamentou, contudo, que com a nova legislação que levou ao fim das auditorias QAI tal como existiam, se tenha acabado também com "as ações preventivas" que os peritos de QAI faziam nos edifícios.

"Os peritos de QAI não eram sumidades relativamente a biologia e à química, mas faziam o rastreio", disse, referindo que o novo sistema "é muito mais complicado, mais caro e moroso", uma vez que obriga à realização de análises complexas em laboratório.

Até aqui, segundo explicou à Lusa, essas análises só se realizavam quando era detetado um indicador da existência de um problema. Agora, sem esses "rastreios", isso vai deixar de acontecer porque "não é viável realizar essas análises em todos os edifícios".

IN "JORNAL DE NOTÍCIAS"

* Cada uma destas notícias que escolhemos por mês não serão talvez as mais importantes, têm contudo razão para serem as escolhidas, umas por emoção outras porque talvez tivessem passado despercebidas ou ainda porque vamos ser prejudicados por elas em 2015.

.

Sem comentários: