01/01/2015

.


RETROSPECTIVA 2014



JUNHO


Como aprender com a máfia
 a fazer negócios legítimos

OIDEFE/ISEG lançou, em 2013, a Lisbon Executive Academy com cursos mais curtos.
.
O ISEG está apostado em lançar em Portugal novos temas de formação mais ‘out of the box', que "têm tido muito sucesso noutros países", daí o lançamento de cursos como "Técnicas de gestão da máfia aplicadas a negócios legítimos", "Brain and business" ou "Contabilidade forense", revela João Cantiga Esteves,director executivo do IDEFE, a escola de formação de executivos do ISEG. 

ENTRADA LEGAL DE MAFIOSOS
Este novo tipo de abordagem aos temas clássicos é uma das tendências na formação de executivos, acredita João Cantiga Esteves, e o ISEG não quer perder o comboio. Por outro lado, a escola continua a trabalhar nos temas que são as suas áreas ‘core' - gestão - contabilidade, fiscalidade e finanças - que "têm mantido um nível de procura elevado, pois são temas recorrentes e sobre os quais a generalidade dos gestores precisa de reforçar os seus conhecimentos, afirma João Cantiga Esteves. São exemplos desta oferta os cursos de "Finanças para não financeiros" e "Fast-track-MBA", entre outros.

No leque da sua oferta de pós-graduações a escola tem vindo a apostar em diversos sectores específicos únicos no mercado, diz João Cantiga Esteves, dando como exemplo o Agrobusiness e Gestão Aplicada ao Sector de Vinhos. "Estes cursos de cariz mais prático estão orientados para as necessidades do mundo empresarial, constituindo uma mais-valia em termos de qualificação dos gestores no mercado de trabalho", afirma o responsável do IDEFE.

O ano passado, o IDEFE lançou uma novidade na área da formação de executivos: a Lisbon Executive Academy destinado a executivos e empresas, que oferece cursos de curta duração.

Cursos breves a 400 euros
A escola tem cursos de inscrição aberta para executivos e à medida para empresas e o custo de cada formação depende muito do que se pretende."Depende dos objectivos que cada gestor tem na formação que procura", começa por explicar João Cantiga Esteves. Por exemplo, uma formação profissional de curta duração na Lisbon Executive Academy "pode ter um valor bastante acessível", diz, adiantanto que já foram lançados no IDEFE cursos breves com um custo de cerca de 400 euros, "mas sobre temas que envolvem um grau de especialização elevado". No entanto, se o que se procura é uma formação executiva com maior abrangência nos temas abordados, acrescenta o mesmo responsável, orientada para uma área de conhecimento específica, "já se recomendaria uma pós-graduação que pela duração e composição deverá ser encarada como um investimento pelos gestores". A escola oferece uma grande variedade de pós-graduações altamente especializadas que podem ter a duração até um ano académico e com valor de propinas a partir dos três mil euros.

IN "DIÁRIO ECONÓMICO"



* Cada uma destas notícias que escolhemos por mês não serão talvez as mais importantes, têm contudo razão para serem as escolhidas, umas por emoção outras porque talvez tivessem passado despercebidas ou ainda porque vamos ser prejudicados por elas em 2015.

.

Sem comentários: