02/12/2014

.
HOJE NO
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

Pais doam verbas angariadas para 
filha que morreu no Dubai

Os donativos que foram enviados para ajudar os pais da bebé prematura portuguesa que morreu no Dubai vão ser entregues à Maternidade Alfredo da Costa e à Associação XXS, revelaram os pais da criança no Facebook.

"Ainda estamos a pagar várias despesas para poder fazer o cálculo final, mas irá sair tudo certinho num jornal em Portugal e colocada uma cópia aqui [no Facebook] e enviada outra ao Ministério da Administração Interna. O dinheiro que sobrar de Portugal irá ser doado, tanto em material para a MAC (Maternidade Alfredo da Costa), como para a Associação XXS e o dinheiro que sobrar do Dubai irá ser entregue a uma igreja que nos ajudou quando mais precisávamos", lê-se na mensagem datada de 1 de dezembro. 
 .

A bebé nasceu prematura no Dubai a 28 de outubro e morreu no dia 16 de novembro. Margarida, filha dos portugueses Gonçalo e Genny Queiroz, nasceu às 25 semanas de gestação e com 410 gramas. 

O caso da bebé ficou conhecido após um pedido de ajuda público dos pais, que não têm seguro de saúde e não dispunham de meios para pagar as despesas hospitalares de mil euros por dia, uma vez que não há seguradoras que façam apólices a uma bebé cujas hipóteses de sobrevivência oscilam entre 40% e 50%. 

A história do casal de emigrantes portugueses gerou uma onda de solidariedade que levou à criação de uma página no Facebook, através da qual foram angariados cerca de 100 mil euros e por onde mais de 135 mil pessoas seguiam a luta pela vida da bebé. 

Na última mensagem, os pais, Gonçalo e Eugénia, dizem: "o destino quis que conhecêssemos pessoas maravilhosas, que fizéssemos amizades novas, que se falasse mais de bebés prematuros não só em Portugal mas no mundo. Ficamos muito sensibilizados por a lei sobre os bebés prematuros no Dubai se alterar a partir de 2016" e aproveitam para "agradecer aos milhares de pessoas que em Portugal e no mundo se sensibilizaram e ajudaram". 

"Cada um ajudou no que pôde e como pôde e recebemos mais de 7500 transferências. Não conseguimos contabilizar quantas pessoas rezaram por nós e que nos deixaram as suas mensagens de apoio", lê-se no texto, que termina considerando: "Mesmo ainda sem sabermos as respostas para o que nos aconteceu... e para aquilo que Deus designou para o nosso futuro, sabemos que a Margarida mudou o mundo..."

* Os políticos e banqueiros portugueses que tomem nota desta lição de dignidade de um casal enlutado.



 .

Sem comentários: