02/12/2014

.

HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Portugueses compram 2,7 milhões 
de novos ‘smartphones’ em 2014

Os dados da IDC Portugal apontam para um aumento do consumo em todos os segmentos de negócio.

Apesar da actual conjuntura económica o interesse por ‘smartphones' e ‘tablets' em Portugal continua em alta. Os números da consultora IDC, avançados ao Diário Económico, apontam para um crescimento de dois dígitos ao longo do ano, um aumento que deverá terminar com mais de 2,68 milhões de novos ‘smartphones' vendidos em Portugal. 
 .
"Os portugueses vão comprar mais de dois milhões de ‘smartphones' este ano. De acordo com as nossas estimativas vão ser vendidos 2,68 milhões de telemóveis inteligentes", avança Gabriel Coimbra, director-geral da consultora IDC Portugal. No ano passado, segundo os dados da IDC, foram vendidos 2,19 milhões de ‘smartphones'.

Os números demostram que o segmento de mobilidade, e os ‘gadgets', se mantêm na lista de compras preferidas dos portugueses. Assim, segundo a a IDC, entre Janeiro e Setembro deste ano, o mercado português esteve a crescer acima dos dois dígitos nos vários áreas segmentos.

Nos ‘smartphones' as vendas aumentaram 22% face ao mesmo período do ano passado. A liderar o ranking está a sul-coreana Samsung que, embora no topo, perdeu terreno (menos 16%) em comparação com os primeiros nove meses de 2013. O número dois em Portugal é a LG Eletronics, seguida da Apple. A marca da maça foi penalizada pelo lançamento tardio do novo iPhone 6. "A Apple apresenta quebras de 13% na vendas do iPhone devido ao facto de o lançamento da versão 6 ter sido feito em Portugal apenas no final de Setembro", relembra o director-geral da IDC. Mas não é apenas no segmento de ‘smartphones' que a Apple tem perdido quota.

Nos ‘tablets' o mercado apresentou um crescimento de 39% nos primeiros nove meses do ano, em comparação com o ano anterior.

A Apple, que foi responsável pelo ‘boom' destes dispositivos com o iPad, não tem conseguido manter-se competitiva face à concorrência agressiva. Até Setembro passado, as vendas do iPad, da Apple, decresceram 23%. Gabriel Coimbra explica que "a queda das vendas dos iPads deve-se principalmente à forte concorrência" de fabricantes como a Samsung mas também várias marcas ditas "brancas".

A liderar destacada está, mais uma vez, a Samsung com um aumento de 51% das vendas de ‘tablets' face aos restantes concorrentes, Acer Group, Asus e Apple.

O segmento que apresentou maior crescimento, até Setembro, foi o dos equipamentos ‘2-in-1' (Portátil/Tablet), com mais 46% de vendas face ao mesmo período do ano passado. O top três dos fabricantes é ocupado pelo Acer Group, Asus e Microsoft, por exemplo com o Surface.

Já os portáteis continuam a crescer face ao ano anterior, embora menos que os restantes segmentos. Este crescimento mais moderado deve-se, sobretudo, à diversidade de equipamentos como os ‘tablets' e os 2-in-1.

* Um país com mais de 2 milhões de pobres compra  2,68 milhões de telemóveis de última geração num ano, como?


.

Sem comentários: