03/12/2014

.
HOJE NO
"A BOLA"

Cahill espanta o Mundo antes 
do Lisboa Open

O ‘teenager’ inglês James Cahill, de apenas 18 anos, e 100.º do ‘ranking’ mundial, surpreendeu os amantes do bilhar na madrugada desta quarta-feira, ao vencer o chinês Ding Junhui, terceiro da hierarquia, por 6-5, nos 16avos de final do Campeonato do Reino Unido, segunda prova mais importante do circuito profissional da World Snooker, que decorre até domingo em York (Inglaterra).
.
Campeão da Europa de sub-21 em 2013, o prodígio de Blackpool, a quem corre nas veias genética inata para a modalidade – é sobrinho do único heptacampeão mundial da era moderna, o escocês Stephen Hendry, já retirado – é um dos 105 profissionais que, a partir de sexta-feira, dia 12, estará em ação no Lisboa Open, a disputar-se até dia 14 do corrente mês no pavilhão do Casal Vistoso.

Depois de, no Paul Hunter Classic, já ter surpreendido ao vencer o escocês John Higgins, tetracampeão mundial (4-2), o fenómeno Cahill espantou na última madrugada o Mundo, naquele que terá sido o maior espetáculo de snooker de 2014 até à data: chegou a 5-1, Ding Junhui recuperou até 5-5 e só na negra o ‘miúdo’ se impôs.

Após despachar (6-0) Mark King e eliminar Andrew Higginson (6-4), Cahill, com um talento e habilidade inata, numa verdadeira lufada de ar fresco - porventura a maior desde o surgimento de Hudd Trump que esta variante do bilhar conheceu – deixou pelo caminho o ‘Pokerface’ asiático e defronta Mark Davis nos oitavos de final.

O Campeonato do Reino Unido UK Championship é a segunda prova mais importante do circuito profissional da World Snooker 2014/15, e distribui um total de 877 mil euros de prémios: o vencedor arrecadará 188 mil euros, o finalista vencido 88 mil euros, enquanto os semifinalistas embolsam 38 mil euros.

Após garantir um cheque de 15 mil euros pela presença nos oitavos de final, que se jogam esta quarta-feira e na quinta-feira, James Cahill, na sua segunda temporada como profissional, tenta agora a qualificação para os quartos, que vale um ‘prize money’ de 25 mil euros.

Os oitavos de final, quartos de final e meias finais do Campeonato do Reino Unido disputam-se à melhor de 11 ‘frames’: vence o primeiro a somar seis vitórias (de 6-0 a possíveis 6-5). A final, domingo, será jogada à melhor de 19 encontros: o campeão terá de somar dez ‘frames’ (de 10-0 a possíveis 10-9).

Nos oitavos de final, que se iniciaram às 13 horas, Stuart Bingham mede forças com Ricky Walden e Anthony McGill com John Higgins, completando-se a ronda na quinta-feira.

Mark Allen, Mark Selby, Martin Gould e Ding Junhui, três dos cinco principais (e poucos, felizmente) ausentes do Lisboa Open, na próxima semana, já devem estar arrependidos de não se terem inscrito na prova portuguesa: já entraram de férias de natal.

Apenas o australiano Neil Robertson, que defende o cetro conquistado em 2013 no Barbican Centre, de York, e o ‘Rocket’, Ronnie O’Sullivan, de entre as ausências mais relevantes da prova de Lisboa, continuam em prova no Campeonato do Reino Unido, onde as surpresas se têm sucedido. Cahill protagonizou a última: «Nasceu uma estrela», como titulou, sem hesitar, a World Snooker.


* O snooker quando bem jogado é bonito de se ver.


.

Sem comentários: