17/12/2014

.

HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Economia russa à beira do colapso

Forte pressão sobre o rublo está a tornar-se viral a toda a economia. Preço do petróleo e sansões internacionais por causa da Ucrânia são as causas da crise.
 .
A crise financeira russa teve ontem o seu pior dia em nove meses e a economia do país está a começar a ressentir-se - afundando-se numa crise que resultou da queda de quase 50% do preço do petróleo ao longo do ano nos mercados internacionais.


O ministério das Finanças russo já admitiu que o rublo está muito subvalorizado, dando a entender que está atento à crescente onda de especulação sobre a moeda nacional. Por seu turno, Sergey Shvetsov, vice-presidente do banco central, expressou algum espanto sobre o colapso da moeda: "Não poderíamos imaginar o que está a acontecer, é o nosso pior pesadelo", disse Shvetsov, que supervisiona os mercados financeiros no Banco da Rússia. Aquele responsável disse que o surpreendente aumento da taxa de juro decidido a meio da noite, um movimento de 6,5 pontos percentuais, não conseguiu deter a corrida ao rublo e foi uma escolha entre o "muito mau" e o "muito, muito mau".

A moeda russa afundou para menos de 70 rublos face ao dólar, um recorde de baixa, enquanto que o pânico varria os mercados financeiros de Moscovo. Face a isso, o ministro da Economia, Alexei Ulyukayev, viu-se obrigado a negar os boatos segundo os quais o governo da federação iria impor restrições para parar a conversão de rublos em dólares. A moeda terminou o dia a 67,9 rublos por dólar, uma queda de 5,4% num dia, enquanto títulos e acções também caíam.

A velocidade de recuo do rublo indica que o poder político está a perder o controlo, depois de enfrentar uma queda de seis meses nos preços do petróleo nos mercados internacionais.

O presidente Vladimir Putin precisa de uma moeda forte para sustentar uma economia vacilante sob o peso das sanções internacionais ligadas ao conflito com a Ucrânia. Nesse quadro, o chanceler russo, Sergei Lavrov, disse que vê motivo para algum optimismo na resolução da crise na Ucrânia. Lavrov disse que está a pressionar para que as negociações de paz obtenham resultados sensíveis a curto prazo.

* O povo russo está a sofrer muito, o povo russo vive numa fantochada democrática, mas o povo russo tem de saber derrubar a canalha política que o governa.
** Um chuto no cu de Putin


.

Sem comentários: