17/12/2014

.

HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS/
/DINHEIRO VIVO"

Mendigos de Barcelona usados
 em esquema de fraude fiscal

Uma organização não governamental identificou 12 casos de pessoas sem-abrigo que foram aliciados a assinar alguns papéis a troco de um simples café quente, uma noite numa pensão ou uma ida ao cabeleireiro.

Mendigam pelas ruas de Barcelona, não têm nada e devem milhões sem saber como. É o caso de uma dúzia de pessoas que dormem nas praças da capital da Catalunha e que foram envolvidos num esquema de fraude fiscal.
 .
O jornal espanhol El Mundo relata um desses casos: o de Antonio Vicente Aranda, que descobriu há poucos meses que tem sete empresas em seu nome e uma dívida de cinco milhões de euros. E, quando menos esperava, a sua vida transformou-se num pesadelo de contas para pagar, reclamações às Finanças e envolvimento em processos judiciais.

Mas António é apenas um dos 12 desfavorecidos que já foram identificadas pela Fundação Arrels.
Esta organização não governamental conseguiu vencer alguns dos processos, demonstrando que estas pessoas não têm meios económicos e que foram vítimas de um alegado esquema fraudulento.
Estes casos têm todos em comum a assinatura de alguns papéis a troco de um café quente, uma noite numa pensão, uma ida ao cabeleireiro ou pequenas quantias de dinheiro, como os 50 euros que prometeram a Antonio e que nunca recebeu.

"Quando os afetados se encontravam num momento de máxima vulnerabilidade, aproximaram-se para oferecer a participação num negócio ou um emprego e pediram-lhes que assinassem uns documentos", explicou ao El Mundo a advogada da fundação catalã.

* A vigarice não tem limites.


.

Sem comentários: