10/12/2014

.
HOJE NO
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

Rota do Românico do Tâmega e Sousa 
Congresso Internacional arranca amanhã 

 O II Congresso Internacional da Rota do Românico do Tâmega e Sousa, que se realiza amanhã e sexta-feira, em Amarante , propõe uma reflexão sobre os valores da memória e da identidade, avançou a organização. 

 "Deseja-se uma reflexão alargada, de caráter multidisciplinar e inovador, sobre a importância e o peso da memória na história de um território onde abundam elementos patrimoniais do românico", disse Rosário Machado. 
 .

Projetando os trabalhos, a diretora da Rota do Românico sublinhou que a reflexão terá em conta que aquele estilo arquitetónico da Idade Média, nos primeiros anos da nacionalidade portuguesa, esteve "patente na forma de viver, nos costumes e rituais de um povo", representando "um momento agregador e identitário que perdurou durante séculos". 

Rosário Machado prevê um congresso diferente do realizado em 2011, em Lousada, que esteve muito centrado nos conceitos do românico e na explicação da rota. "Havia então necessidade de produzirmos algumas reflexões e fazer um ponto da situação", recordou, acrescentando: "Este [segundo congresso] vai ser seguramente diferente.

 Os tempos e a conjuntura são também diferentes. A Rota do Românico foi evoluindo, ganhando alguma expressão". 

* Os portugueses precisam muito de romance, têm sido tão vigarizados nos últimos anos que precisam de emoções doces.


.

Sem comentários: