19/11/2014

.

HOJE NO
   
"JORNAL DE NEGÓCIOS"


RTP paga 18 milhões e 
tira Champions à TVI

Os direitos de transmissão da Liga dos Campeões foram adquiridos pela RTP numa corrida que contava ainda com a TVI. O acordo prolonga-se pelas próximas três temporadas. TVI acusa RTP de "distorcer o mercado".
 .
A RTP ofereceu 18 milhões de euros para ficar com os direitos da Liga dos Campeões nos próximos três anos, o que lhe deu a vitória na corrida a estes direitos, apurou o Negócios.

Este valor supera os 17,5 milhões de euros pagos pela estação pública pelas três temporadas entre 2010 e 2012. O pacote agora assegurado pela estação pública inclui 16 jogos e os resumos. Contactada pelo Negócios, a RTP não confirma esta informação.

A TVI também estava na corrida mas a oferta da estação de Queluz não superou a da RTP. Tal como aconteceu em 2011, a SIC não concorreu aos direitos de transmissão da liga milionária.

Em 2011, os direitos de transmissão da Liga dos Campeões para as três temporadas a partir de 2012/13 foram adquiridos pela TVI, na altura o único canal generalista a entrar na corrida.

O Negócios sabe que o concurso já está fechado e que falta apenas a assinatura do contrato. Num comunicado enviado às redacções perto das 21h15, o Conselho de Administração da RTP afirma ter "conhecimento que o concurso para a Champions League está ainda a decorrer". "Por se tratar de matéria editorial mais esclarecimentos deverão ser dados em tempo oportuno pelos responsáveis dos serviços de programas", refere o mesmo comunicado.

Durante a tarde a TVI reagiu à notícia avançada pelo Negócios, afirmando que "os valores propostos pela RTP, a serem verdadeiros, estão 40% acima do que nós oferecemos e do que estaríamos dispostos a oferecer". Em declarações ao Expresso, Helena Forjaz, directora de Comunicação Institucional da Media Capital, afirma que "a oferta da RTP distorce em absoluto o mercado porque não é rentável para nenhum operador de televisão. Surpreende-nos que seja o canal público a fazê-lo, já que deve regular e não desregular o mercado".

Já José Alberto Carvalho, director de informação da TVI, também em declarações ao semanário Expresso, refere que "não deixa de ser extraordinário que a RTP não tenha tido qualquer interesse em concorrer à transmissão de um jogo por semana da Primeira Liga nacional - deixando o concurso vazio - e que consiga destruir o mercado com uma oferta desta natureza, 40% acima do praticado". 

* A RTP está em fase de poupança e despede funcionários, mas, a serem  verdade os números invocados, o "JORNAL DE NEGÓCIOS" não é boateiro, a estação pública vai pagar quase um milhão de euros por 90 minutos de futebol, dos quais não tem retorno financeiro que cubra a despesa.
Nós queremos aplaudir!



.

Sem comentários: