19/11/2014

.
HOJE NO
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

Cavaco transmitiu à ministra da Agricultura 
"interesse e disponibilidade"
 Presidente vai abrir "Semana Azul" 

A "Semana Azul", iniciativa que se realizará em junho de 2015 sobre a temática do mar, será aberta pelo Presidente da República, que hoje transmitiu à ministra da Agricultura o seu "interesse e disponibilidade" para acompanhar o evento. 

Em declarações no final de um encontro com o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, a ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, adiantou que a audiência, que se prolongou por cerca de uma hora, teve como objetivo conversar sobre a "semana azul". 

A "semana azul" irá decorrer entre 3 e 6 de junho de 2015, dias em que Lisboa será "a capital mundial do oceano", segundo a ministra da Agricultura, que em julho já tinha apresentado a iniciativa aos seus homólogos europeus. 


 De acordo com Assunção Crista, o encontro com Cavaco Silva serviu igualmente para o convidar para "se envolver e para estar presente" e "patrocinar e dar o seu apoio a esta iniciativa". "Não podíamos estar em melhor sintonia", acrescentou Assunção Cristas, adiantando que o chefe de Estado manifestou o seu interesse e disponibilidade "não só para se envolver, mas também estar na abertura e ser ele próprio a fazer a abertura da semana azul". 

A primeira iniciativa a realizar no âmbito da "semana azul" será a terceira edição da conferência mundial organizada pela revista Economist (entre 3 e 5 de junho), que reunirá especialistas, cientistas, decisores do mundo dos negócios, de organizações não-governamentais e de governos, e terá como tema a "transição de uma economia convencional do oceano para uma nova economia azul".

 Em fevereiro deste ano, o Presidente da República encerrou a segunda edição da conferência mundial do Economist, que se realizou em São Francisco, nos Estados Unidos da América. No dia 5 de junho será também organizada uma reunião ministerial, com ministros da área do mar de todo o mundo. Entre 4 e 6 de junho irá decorrer o "Blue Business Forum", na Feira Internacional de Lisboa, que terá como tema os negócios da economia do mar. "Queremos ter em Lisboa uma grande massa crítica", sublinhou Assunção Cristas. 

* Uma categoria, o sr. Cavaco e a dona Cristas em sintonia!


.

Sem comentários: