07/11/2014

.
HOJE NO
"i"

Pablo Iglesias é candidato a secretário-geral do 
Podemos

Concorrem duas listas à direcção do Podemos em Espanha

O líder do Podemos, Pablo Iglesias, é candidato a secretário-geral do partido, pela tendência “Claro que Podemos”, que apresentou também uma lista de 62 pessoas ao Conselho Cidadão, órgão de direcção do Podemos entre assembleias. Dessa lista constam os nomes de Iñigo Errejón, Juan Carlos Monedero, Carolina Bescansa e Luís Alegre. 


Nesta lista não estão elementos da tendência “Somamos Podemos”, liderada pelos eurodeputados Pablo Echenique e Teresa Rodriguez. Esta tendência que teve 12,37% contra os 80,71% nas propostas sobre modelo organizativo. 

Um dos pontos de divergência entre estas duas tendências era a possibilidade de militantes de outros partidos nacionais poderem integrar a direcção do Podemos.

 Recorde-se que parte dos candidatos do “ Somamos Podemos” fazem parte da Esquerda Anti-capitalista, partido de tendência da IV internacional trotskista em que militou o antigo líder do BE, Francisco Louçã. Teresa Rodriguez  e Miguel Urban desta tendência estiveram recentemente em iniciativas do Bloco de Esquerda a falarem da experiência do Podemos.  A equipa liderara do Echenique vai apresentar uma lista com 22 candidatos. 


A votação de todas as listas que se apresentarem decorrerão entre 10 e 14 de Novembro, os 221 000 inscritos no partido poderão votar em candidatos de várias listas e eleger um secretário-geral, 62 dos 81 membros do Conselho Cidadão (o resto serão os responsáveis eleitos pelas regiões) e os 10 integrantes da Comissão de Garantias Democráticas. 

* Espanha tem participação enérgica da sociedade civil e Portugal, infelizmente, não lhe chega aos calcanhares.
Cá se houvesse um "Podemos" teria de ser acrescentado um "h" a seguir ao "P" e em subtítulo "uns aos outros".
Ainda bem que Cristiano Ronaldo é português, não só pela genialidade do seu futebol mas pela excelência da sua solidariedade.

.

Sem comentários: