12/11/2014

.
HOJE NO   

"JORNAL DE NOTÍCIAS"


Campanha contra gravidez de 
menores choca Venezuela

Uma montra com manequins que representam crianças grávidas vestidas com a farda escolar está a suscitar o debate sobre educação sexual, na Venezuela. O objetivo da campanha batizada como "Montra da Vergonha" é chocar para despertar consciências.

No centro de Caracas, a montra criada por duas organizações sem fins lucrativos desperta a atenção para um problema nacional, que tem uma das mais altas taxas de gravidez de menores na América do Sul. Em média, há uma menor de 18 anos a engravidar de três em três minutos, afirma a agência Reuters, acrescentando que a gravidez infantil representa 23% dos nascimentos no país.
Mas se há quem compreenda a campanha, muitos consideram-na grotesca. "Penso que é horrível. Se eu fosse mãe, não queria que as minhas crianças vissem isto", disse à agência de notícias a estudante Kelly Hernandez, de 18 anos.

As duas instituições que orquestraram a campanha, a Fundana e a Construyendo Futuros, estão satisfeitas com a polémica e a publicidade que estão a ter. "Isto é um assunto tabu na Venezuela, queremos que as pessoas falem", disse uma responsável das instituições.



Esta é uma das fases da campanha que, em julho, teve uma montra exposta, mas apenas por 24 horas. Agora, com o Natal a aproximar-se, a montra foi montada num centro comercial de Caracas há oito dias, mas o projeto passa por levar a campanha a vários pontos da Venezuela.

Nesta fase, foi também gravado um vídeo de alerta, que mostra as caras incrédulas e consternadas de quem passa pela vitrina. A mensagem baseia-se em duas frases-chave: "fala com os teus filhos" e "dá-lhes futuro".

Há poucos dias, as Nações Unidas mostraram-se preocupadas com o número elevado de adolescentes grávidas no país, e a mortalidade que está associada ao fenómeno.

* É bom que choque e que pais e mães da Venezuela se envergonhem da pouca atenção que dão aos filhos, é um problema nacional, que Maduro teima em apodrecer.


.

Sem comentários: