12/11/2014

.
HOJE NO
"DESTAK"

Jornalista do Destak distinguida em prémio de jornalismo sobre crianças 

Distinção por reportagem sobre adoção em Portugal para a revista Máxima será entregue na Assembleia da República. 

A reportagem da jornalista do Destak Carla Marina Mendes e da ex-diretora Isabel Stilwell “Não amam nem deixam amar”, para a revista Máxima, recebeu hoje o prémio de jornalismo do Fórum sobre os Direitos das Crianças e dos Jovens. 


A distinção é partilhada com a reportagem do Público “Os Direitos da Criança em Notícia”, de Sofia da Palma Rodrigues. 

O prémio foi criado no âmbito do Fórum sobre os Direitos das Crianças e dos Jovens, com o apoio do Montepio, «tem como objectivo estimular abordagens jornalísticas que divulguem a situação da infância, bem como a forma como os direitos são, ou não, garantidos (protecção, provisão e participação), e que promovam a sensibilização junto da opinião pública para uma nova cultura da criança enquanto sujeito de direitos». 

 “Não amam nem deixam amar”, publicada em maio de 2014 na Máxima, é uma reportagem que procura responder à pergunta: porque é que das mais de 8 mil crianças em acolhimento pelo Estado, apenas 389, menos 54 do que em 2012, tiveram direito a uma família?  

Foi também atribuída uma menção honrosa à reportagem publicada por Bruna Frederico Soares no Diário do Alentejo com o título “Onde estão os meus terapeutas?”. 

Na categoria de Televisão foram premiados dois trabalhos: “Mães Discriminadas”, de Sandra Machado Soares (RTP1), e “Um dia vou ficar português”, de Susana André (SIC). 

 Na categoria de Rádio, o primeiro prémio foi para a TSF, com o trabalho “Nascer outra vez”, de Noémia Novais. A entrega dos prémios terá lugar a 20 de novembro, na Assembleia da República, onde será distribuído o valor de seis mil euros pelas categorias de Imprensa, Rádio e Televisão. 

* A todos os distinguidos o nosso respeito e o pedido de continuarem a denunciar as graves irresponsabilidades de políticos que farão parte da  história pelos piores motivos. Não se calem, por favor!

.

Sem comentários: