16/11/2014

.


ESTA SEMANA NA
"SÁBADO"

O meu ‘hobby’ é mais 
extravagante do que o teu

Uma mulher e um homem, de nacionalidade suiça e profissionais de fotografia, encontraram grupos de sado-masoquismo, uma associação de taxidermistas e os amigos dos talhantes. Conheça a série ‘Hobbie Buddies’

“Como passa os seus tempos livres?” é a questão comum que motivou este trabalho de Ursula Sprecher e Andi Cortellini. Os fotógrafos são autores das 60 imagens da série ‘Hobby Buddies’, encontraram respostas bem insólitas. 
.

Tudo começou em 2007. Começaram a pesquisar na Internet e encontraram vários grupos com passatempos extravagantes: há quem se interesse pelo sado-masoquismo, outros organizam campeonatos para desossar a carne de animais, e alguns fazem e lançam papagaios de papel.

Clubes, ligas ou associações, “não importa como se chamam a si próprios”, afirmam as fotógrafas: “Focámo-nos no compromisso voluntário e na alegria de perseguir uma causa comum”. Sprecher e Cortellini contaram à SÁBADO que todas as fotografias foram tiradas na Suíça. “Mas para este tipo de trabalho e tendo em conta a sua mensagem, não é importante onde é que as fotografias foram tiradas”, asseguram. 
 .
E as pessoas não levantaram problemas por aparecer nestas imagens? “No início, algumas tinham uma ideia diferente de como é que a fotografia de grupo deveria ser. Mas já tínhamos todo o conceito nas nossas cabeças. As roupas, os adereços, os acessórios – nada foi deixado ao acaso.”

Anos depois, todas as imagens foram editadas num livro, publicado pela editora alemã Kehrer in Heidelberg. E se pudessem escolher, a que grupo aderiam as fotógrafas? “Não sabemos, depende se nos pergunta na segunda-feira, na terça ou na quarta. Mas não temos preferências.”

Andi Cortellini e Ursula Sprecher explicaram à SÁBADO os hábitos destas pessoas. Aqui, está o Clube dos Poodles: “Os membros deste clube encontram-se pelo menos uma vez por mês. Partilham informações sobre a raça, sobre o apuramento da mesma e tudo o que tenha a ver com cães – especialmente poodles. Também se encontram em situações específicas, como passeios temáticos ou palestras”, dizem as fotógrafas.

Associação de Taxidermistas
“O mais importante em relação a esta associação é que permite a jovens universitários tornarem-se taxidermistas. Participam em conferências de especialistas, tanto a nível nacional como internacional.”

Clube de Eléctricos
“Os eléctricos históricos são o maior interesse deste clube. Eles cuidam, renovam e mantêm o material e também conduzem os eléctricos pela cidade, em momentos especiais.”

Clube de Mergulho de Dintefisch
“No Verão, os membros do clube mergulham juntos em todas as quartas-feiras numa piscina pública exterior. No Inverno, os treinos ocorrem numa piscina interior. Durante os fins-de-semana, todos costumam mergulhar juntos num lago.”

Conselho de Praticantes de BDSM (Bondage, Disciplina, Sadismo e Masoquismo)
“Duas vezes por mês, eles encontram-se num restaurante para falar. No Verão, organizam uma festa na floresta. Já no Inverno, dão a sua grande festa anual.”

Sociedade dos Amigos dos Talhantes
“Eles organizam campeonatos de desossamento de animais, para apoiar essa arte manual. Até têm uma canção própria!”

Clube de Aviões Vintage
“Desde 2004 que os membros do Clube de Aviões Vintage renovam este velho avião da marca Viking durante os seus tempos livres. Na época do Verão alguns passam juntos os serões. Para além disso, coleccionam e conservam material histórico e valioso de aeronáutica.”

Clube dos Papagaios de Papel
“Todos estes papagaios são cosidos pelos próprios. Enquanto grupo, juntam-se uma vez por mês, mas em casa, também trabalham nos seus papagaios.”

Projectos de Nu
“O propósito destes projectos de nus é envolver a arte e o nu. Alguns membros participam em trabalhos artísticos e performances, sempre nus.”

O Clube dos Alegres Fumadores de Cachimbo
“Os membros encontram-se uma vez por mês. O clube foi fundado em 1918 e serve para se desfrutar do cachimbo, num sítio confortável e em boa companhia.”

Conheça mais sobre o trabalho de Ursula Sprecher e Andi Cortellini no seu site oficial .

*  Quem tem um hobby tem tudo.

.

Sem comentários: