08/10/2014

.

HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Grécia, Itália e Portugal vão ter as
. melhores contas anuais mas as
. piores dívidas públicas

O FMI estima que o saldo primário português ajustado do ciclo vai ser o terceiro melhor de entre todas as economias avançadas, em 2015. Mas na dívida, a economia nacional fica entre os piores. 

O FMI estima que no próximo ano Portugal esteja no top 3 das economias avançadas com melhores saldos orçamentais primários. Esta é a medida mais fiel do esforço efectivo que os Governos podem fazer para controlar as contas públicas, já que desconta o impacto da actividade económica e dos juros.
 
TAMANHO É COMPETÊNCIA?

O melhor registo será da Grécia (5,7% do PIB), o seguinte será o de Itália (4,6%) e o terceiro melhor será o português (2,8% do PIB). Portugal já não se destaca se o indicador for o saldo global (que não desconta juros nem o ciclo económico). Aqui o FMI assume que o Governo de Passos Coelho vai cumprir com o prometido, apresenta as medidas adicionais no Orçamento do Estado para o próximo ano e atinge um défice de 2,5%, igual à média da zona euro.

Já no que toca à dívida, Portugal destaca-se por ficar entre os piores. A dívida pública em 2015 deverá ser de 127,8% do PIB, a quarta mais alta do grupo das economias avançadas. Piores só o Japão (245,5%), a Grécia (171%) e a Itália (136,4%).

* O FMI já se enganou várias vezes portanto estas afirmações podem ser apenas baboseiras.  


.

Sem comentários: