05/10/2014

.

ESTA SEMANA NO
"DINHEIRO VIVO"

Eletricidade e gás: 
Há novos simuladores para ver qual 
a melhor oferta no mercado livre

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) atualizou os simuladores de eletricidade e gás natural que permitem saber qual a empresa com os preços mais adequados ao consumo de cada cliente e, assim, ajudar a proceder à passagem para o mercado livre. 

A partir de agora, os consumidores vão ter mais opções nos simuladores que detalham melhor o tipo de consumo e de fatura que têm e o que procuram no mercado livre, podendo assim ajustar a pesquisa de acordo com os seus interesses.

Assim, vão poder escolher qual o tipo de oferta que procuram - se só eletricidade, só gás natural ou dual, ou seja, as duas energias juntas na mesma conta -, vão poder escolher ainda o modo de pagamento que pretendem (com ou sem fatura eletrónica, com ou sem débito direto), o modo de contratação do serviço de fornecimento (direto ou eletrónico) e também se pretendem aderir a serviços adicionais, todos eles com custos obrigatórios.

"O objetivo é melhorar substancialmente a utilização dos simuladores por parte dos consumidores numa altura em que se assiste a uma diversificação significativa das ofertas dos comercializadores em mercado", diz o regulador num comunicado enviado esta semana.

Além disso, estes novos simuladores surgem a pouco mais de um ano para terminar o prazo para todos os consumidores do país mudarem para o mercado livre, o que acontece em dezembro de 2015. "Nessa data serão extintas as tarifas transitórias e ficará completo o processo de liberalização dos mercados de eletricidade e gás natural", diz a ERSE.

Surgem ainda a cerca de duas semanas de serem publicadas as tarifas de eletricidade para 2015 que devem subir em janeiro.

* Para complementar esta importante informação sugerimos que consulte a DECO.

.

Sem comentários: