HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
"JORNAL DE NEGÓCIOS"
Eu googlo, tu googlas…Há 16 anos
que nós todos googlamos
Nasceu numa garagem e rapidamente se tornou um
verdadeiro gigante da internet. Foi registada como empresa a 4 de
Setembro de 1998, e 16 anos depois está, definitivamente, nas vidas de
todos nós.
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No dia 4 de Setembro de 1998, há
precisamente 16 anos, nascia aquele que se viria a tornar um verdadeiro
gigante da internet. Sobre esta afirmação há dúvidas, desde logo, e não
se prendem com o poderio e grandeza da Google, mas simplesmente com o seu dia aniversário; e isto porque a data real de fundação da empresa continua a ser assunto de debate.
Foi no dia 4 de Setembro que o portal apresentou os documentos
constitutivos e se tornou, oficialmente, Google Inc. No entanto, há quem
considere que 15 de Setembro é a data que marca o seu nascimento,
porque foi nesse dia (mas em 1997) que foi registado o domínio
google.com. Há ainda o 27 de Setembro, data escolhida pela própria
empresa para soprar as velas, porque terá sido nesse dia que se
inaugurou o "berço" da Google. E não, não foi um mega edifício em
Silicon Valley. Foi uma garagem em Merlon Park.
Da garagem para o mundo: o bebé que virou gigante
E porque 16 anos já merecem um pouco de história, vamos a ela. Os
protagonistas são Sergey Brin e Larry Page que, em 1995, começaram a
trabalhar no "Projecto Biblioteca Digital" na Universidade de Stanford.
Larry era graduado em Engenharia Eléctrica e tinha experiência em "web
design". Sergey Brin, formado em Matemática e Ciências da Computação,
era especialista em processamento de dados. Juntos criaram um algoritmo
para a pesquisa de dados, o "PageRank", que se viria a tornar no coração
da Google. Já nessa altura, o slogan era qualquer coisa como "PageRank:
trazer ordem para a internet". Não sonhariam, na altura, com o alcance
dessa tecnologia, que acabou por criar, não só uma nova ordem, como um
novo paradigma da internet.
Em Janeiro de 1996, Sergey e Larry partiram do PageRank para
desenvolver um motor de busca, o BackRub, que teve como primeiros
utilizadores os estudantes e professores de Stanford. Na altura, um
motor de busca era algo tão esotérico, que Larry disponibilizou
explicações em forma de FAQ (perguntas frequentes) e, se dúvidas
restassem, o seu próprio número de telefone (415) 723-3154 para mais
esclarecimentos.
Apenas um ano depois (1997), o BackRub torna-se "Google". A
explicação? Um jogo de palavras com o termo ‘googol’, um termo
matemático para o dígito 1 seguido de 100 zeros. A utilização deste
termo "reflecte a missão de organizar uma quantidade infinita de
informação e disponibilizá-la na Web", lê-se na história da empresa no
seu "site".
Com vontade de dar o salto, Larry e Sergey dão a conhecer o seu
projecto ao Centro de Licenciamento de Tecnologias da Universidade de
Stanford, para que entrasse em contacto com potenciais interessados no
Google. Na altura, tanto a Yahoo!
como a Excite disseram que não, e perante a falta de propostas, os dois
jovens decidem criar a sua própria empresa. No Verão de 1998, em casa
de um amigo comum, Larry e Sergey conhecem Andy Bechtolsheim
(vice-presidente da Cisco Systems)
e falam-lhe do Google. Trinta minutos depois, Andy assina um cheque de
100 mil dólares em nome da Google Inc. Reza a história que, para
descontarem o cheque, os dois amigos viram-se obrigados a dar uma morada
física à empresa, alugando, para tal, uma garagem em Merlon Park. E foi
assim que nasceu a Google.
"O lugar era como um jardim zoológico em tempo integral"
O ano 2000 marca o salto de gigante da empresa criada por Larry e Sergey, especialmente depois do acordo estabelecido com a Yahoo,
em Junho, que permitiu à Google aumentar a sua reputação como uma das
ferramentas de pesquisa mais fiáveis e precisas do mundo.
Estabeleceu-se, definitivamente, como uma grande empresa na cena
internacional, embora dentro de portas, a cultura empresarial criativa e
descontraída que sempre a caracterizou tenha espantado os mais
incautos. É no próprio "site" que se pode ler que, em 2001, o gestor
Eric Schmidt foi contratado para gerir os negócios da empresa, tendo
estranhado, desde logo, o ambiente de trabalho. "O lugar era como um
jardim zoológico em tempo integral", definiu.
Obcecado em cortar custos e pôr ordem na casa, Schmidt era alvo
constante de brincadeiras por parte de Brin e Page. A dupla comprava os
objectos estranhos com o cartão de crédito da empresa e mandava entregar
na sala do executivo. Uma cabine telefónica e uma cadeira de massagens
foram alguns dos "presentes" recebidos por Schmidt dos seus próprios
patrões.
Apesar de perder a parceria com a Yahoo, em 2004, a Google continuou a
aumentar a sua cobertura na internet e desenvolveu inúmeras versões
regionais da sua ferramenta de pesquisa, tanto em inglês como noutras
línguas. É lançado o AdWords, com 350 clientes, o Google Notícias, com
quatro mil fontes noticiosas na época e, em 2004, a empresa muda-se para
a sua nova casa, o "Googleplex" em Mountain View. Em Agosto desse mesmo
ano, a empresa entrava em bolsa, com um preço de emissão de 85 dólares
por acção.
Nos anos seguintes, uma série de novos anúncios incluíram o Gmail, o
Google Earth, o Google Talk, o Google Maps, a aquisição do Youtube, em
2006, o lançamento do Android, em 2007, a introdução do Chrome, em 2008,
e o lançamento do Google+ em 2011. A introdução do verbo "googlar" foi
algures nos entretantos.
Google aposta na computação quântica para aperfeiçoar inteligência artificial
Recentemente, a Google tem reforçado a aposta na computação quântica,
em parceria com cientistas da Universidade da Califórnia, Santa Barbara
(UCSB) para a construção de processadores de ponta.
Esta terça-feira, a empresa anunciou o estabelecimento de uma
parceria com o investigador John Martinis, que vai juntar-se à equipa
que trabalha na aplicação da computação quântica ao desenvolvimento da
inteligência artificial. Os computadores quânticos procuram utilizar
propriedades das partículas subatómicas para realizar cálculos milhões
de vezes mais rápido do que os computadores convencionais.
* Em suma, estamos googlidos
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