31/07/2014

.
HOJE NO
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

Projeto Pessoa vai lançar primeiro
 CD em outubro 
Peça inédita de Mário Laginha 

O Projeto Pessoa, constituído por um trio de músicos dedicado à música portuguesa, vai lançar o primeiro CD em outubro, com obras de António Fragoso, Vasco Mendonça e uma peça inédita encomendada a Mário Laginha. 


 A violoncelista Raquel Reis, que faz parte do trio, explicou que o Projeto Pessoa foi criado em 2010 por três músicos "que gostam de tocar juntos a música portuguesa, e não apenas a erudita". 

"Pensámos em criar um primeiro CD com música portuguesa que fosse abrangente e mostrasse a nossa identidade, até porque nós não gostamos só de música erudita. Temos outras influências, desde o fado ao jazz", comentou a artista, que toca na Orquestra Gulbenkian. 

Além de Raquel Reis, os jovens músicos promotores deste projeto são também Otto Pereira, violino, também da Orquestra Gulbenkian, e João Crisóstomo, piano, professor na Escola de Música do Conservatório Nacional e na Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo. No primeiro CD, que se encontra em fase de gravação e deverá estar concluído no final de outubro, princípio de novembro, deste ano, serão gravadas obras de António Fragoso, compositor e pianista, do início do século XX, morto precocemente em 1918, Vasco Mendonça, compositor da atualidade, e Mário Laginha, pianista e compositor, com percurso mais conhecido no jazz. 

De Laginha, o trio vai gravar, em estreia absoluta, uma obra escrita propositadamente para o projeto, patrocinada pela Fundação D. Pedro IV. O trio vai também gravar arranjos dos próprios músicos, de música popular portuguesa, contando com a participação do guitarrista Pedro Jóia e do fadista Ricardo Ribeiro, como intérpretes e arranjadores. 

O projeto, segundo Raquel Reis, está a ser desenvolvido com recurso ao 'crowdfunding', tendo já conseguido 64 por cento do valor necessário, proveniente de uma centena de particulares e de entidades. "O interesse excedeu as nossas expectativas, até porque há pessoas que não conhecem o projeto e têm tido curiosidade em o descobrir. 

Para nós é gratificante estar a gravar as músicas pensando nestas cem pessoas que contribuíram, e que são como um público numa sala que nos irá ouvir", comentou Raquel Reis. 

A história do Projeto Pessoa e as respetivas iniciativas estão disponíveis no endereço http://ppl.com.pt/pt/prj/trio-pessoa. 

* Viva a cultura.

.

Sem comentários: