31/07/2014

.
HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Caso amoroso suspende 
primeira comandante

Sarah West, a primeira mulher a comandar um grande navio de guerra nos 500 anos de história da Marinha real britânica, foi suspensa e corre o risco de ser demitida, devido a um alegado caso amoroso com um oficial a bordo. 
 .
O caso amoroso entre Sarah West, de 42 anos, e um subalterno, o tenente Richard Gray, de 35 anos, veio a público na última sexta-feira, no final de uma missão de sete meses do navio "HMS Portland", com uma tripulação de 185 membros, de que West, após uma carreira de dezasseis anos, se tornou comandante em maio de 2012, revolucionando a história da Marinha britânica.

Após a notícia do alegado envolvimento sexual entre os dois, ambos foram imediatamente suspensos das suas funções e abandonaram o navio, que se encontrava a executar uma patrulha antinarcóticos nas Caraíbas, regressando ao Reino Unido por via aérea.

Na altura da sua promoção, em 2012, Sarah West, em entrevista ao jornal britânico 'Daily Mail', revelava que a profissão havia sido a principal responsável pelo fim do seu casamento, em 2006, com o piloto da Marinha Andrew Whitlum. "As pessoas que prosperam nas Forças Armadas tendem a pôr o seu emprego como prioridade, o que não é a melhor coisa para uma vida conjugal feliz.", confessava a comandante.

Caso a veracidade das alegações do envolvimento sexual da comandante com Gray, que se casou em dezembro de 2013, se confirme, ambos poderão ser demitidos das suas funções. O caso viola o "Código de Conduta Social" das Forças Armadas, que proíbe o seu pessoal de relações pessoais que comprometam a "eficácia operacional".

No domingo, um ex-almirante da Marinha, Lord West (que não tem qualquer parentesco com a comandante), afirmava ao mesmo jornal: "Se ela teve uma relação com alguém sob o seu comando, então desilude outras mulheres na Marinha real, pois há pessoas que vão agarrar nisto e dizer é por isto que as mulheres não deviam estar em navios."

Lord West vaticinava ainda: "Se as alegações forem verdadeiras, duvido que a comandante West continue no seu cargo ou que seja posta a comandar outro navio."

* As regras no trabalho, numa hierarquia militar têm de ser muito rígidas, o comandante dum navio é nomeado por decreto do governo, concentra  poder do executivo e a sua autoridade é total.

.

Sem comentários: