24/07/2014

.
HOJE NO
  "O PRIMEIRO DE JANEIRO"

FMI revê em baixa crescimento global para 2014 
Economia mundial vai aumentar
 apenas 3,4% 

O Fundo Monetário Internacional (FMI) reviu hoje em baixa o crescimento global para 2014, estimando agora que a economia mundial aumente 3,4%, menos 0,3% do que projetou em abril.

Segundo as atualizações de julho ao ‘World Economic Outlook’, divulgadas hoje, o FMI justifica esta revisão em baixa com “um primeiro quadrimestre do ano fraco, particularmente nos Estados Unidos, e uma previsão menos otimista em vários mercados emergentes”. 


Apesar de admitir que Japão, Alemanha, Espanha e Reino Unido surpreenderam, revendo em alta as perspetivas destas economias, a instituição liderada por Christine Lagarde considera que Estados Unidos, China e Rússia ficaram abaixo do previsto. O FMI estima agora que os Estados Unidos cresçam este ano menos 1,1% do que o projetado em abril, prevendo que a economia norte-americana suba 1,7% em 2014 e 3% em 2015. 

No total dos mercados emergentes e economias em desenvolvimento, o Fundo diminui em 0,2% o crescimento calculado para este ano, com as economias russa e chinesa a cresceram menos 1,1% e 0,2%, respetivamente, do que o projetado em abril. O FMI justifica estas revisões em baixa com a diminuição das exportações e da procura interna nos Estados Unidos, a moderação no consumo interno na China e a contenção no investimento na Rússia, motivada pelas tensões internacionais. 

A instituição mantém a previsão feita em abril para o crescimento económico na zona euro, estimando que aumente 1,1% este ano, e revê ligeiramente em alta, em 0,1%, a retoma económica do conjunto dos países da moeda única para o próximo ano, prevendo agora um crescimento em 1,5%. No entanto, a instituição sediada em Washington afirma que “o crescimento vai manter-se desigual na região”, refletindo nomeadamente a fragmentação financeira e o desemprego alto em alguns desses países. 


Ainda assim, o FMI estima que o crescimento mundial recupere a partir de maio, considerando que “estas fraquezas inesperadas sejam na sua maioria temporárias” e que os setores identificados como motor da economia mundial “continuam no ritmo”. 

 O Fundo mantém o apelo à implementação de reformas estruturais nas economias emergentes, de modo a fortalecer a produtividade e a alavancar o crescimento económico. 

* " apenas 3,4%"  é um eufemismo. Com "apenas" este aumento os"donos do dinheiro" aqueles para quem Ricardo Salgado nem para mordomo serve, vão ganhar trilhões de dolares, claro que as sobras  vão para os titulares das instâncias finaceiras para premiar a dedicação canina ao patronato.


.

Sem comentários: