09/06/2014

.

HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Gerações de emigrantes serão
. "ignorantes das suas raízes"

O Sindicato dos Professores nas Comunidades Lusíadas (SPCL) alertou hoje que a política do governo para os emigrantes resultará em gerações futuras de cidadãos de origem portuguesa, mas "ignorantes das suas origens e da sua herança".
 .
Numa declaração para assinalar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, o sindicato lembra que o número de portugueses que emigraram desde que começou a "crise da austeridade" ascende já a mais de 121 mil, "um máximo histórico que só tinha sido alcançado em 1966, uma época caraterizada pelos horrores da ditadura, da guerra e da fome". 
 
Stephen William Hawking

Assinado pela secretária-geral do sindicato, Teresa Duarte Soares, o comunicado lamenta que Portugal não apoie "devidamente os seus cidadãos no estrangeiro", referindo queixas antigas.

"Serviços consulares a funcionar precariamente e reduzidos ao mínimo", e cursos de Língua e Cultura Portuguesas pagos e cada vez em menor número com menos qualidade são algumas das críticas do sindicato.

Para a sindicalista, os problemas refletem "a falta de vocação e interesse do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, em manter viva a língua de herança no estrangeiro".

O SPCL acusa o instituto de transformar o Português nas comunidades numa língua estrangeira, "com fito em objetivos elitistas, servindo interesses políticos mal orientados", sem intenção de servir os interesses das comunidades.

Teresa Duarte Soares lamenta que o ensino do português no estrangeiro esteja "quase extinto" nas pequenas localidades, "onde era exatamente mais necessário devido ao isolamento em que os portugueses se encontram".

Isto resulta, diz, "dos princípios de estrangulação progressiva preconizados pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas".

Para o SPCL, esta "política mal direcionada" terá como consequência "gerações futuras de indivíduos de origem portuguesa, mas com passaporte estrangeiro, ignorantes das suas raízes e da sua herança linguística e cultural. 

* O governo só pode promover aquilo que possui, ignorância! Ainda agora se viu com o pedido de aclaração ao TC, uma lei existente que este governo revogou, sob a qual formulou o pedido e que a maioria ignorante/parlamentar aprovou, ridículos!



.

Sem comentários: