09/06/2014

.
HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

PT anuncia parceria com UBI para 
criar centro de investigação na Covilhã 

Operadora, que investiu 90 milhões de euros num 'data center' na Covilhã, inaugurado em Setembro, estabeleceu uma parceria com a Universidade da Beira Interior para para a criação de um centro de investigação e competências em 'cloud'.


A Portugal Telecom (PT) e a Universidade da Beira Interior (UBI) estabeleceram hoje um acordo de parceria para a criação de um centro de investigação e competências de 'cloud computing' e TI, anunciou a operadora em comunicado.

A PT inaugurou em Setembro do ano passado um 'data center' na Covilhã, num investimento de 90 milhões de euros numa primeira fase. Na altura, a operadora estabeleceu uma parceria com a UBI para mestrados em 'cloud', com o objectivo de formar engenheiros para o 'data center'.

Este novo projecto hoje formalizado "consiste na criação de núcleos de especialização denominados "Labs", dentro dos quais serão desenvolvidos projectos de investigação e desenvolvimento, criação de capital intelectual e desenvolvimento de competências profissionais nestas áreas", especifica o comunicado.

Numa primeira fase, serão constituídos quatro "Laboratórios" que incidirão nas áreas de Cloud Computing, Tecnologia Aplicada à Saúde, Percursos e Certificações Profissionais na Cloud e Software Testing & Validation.

A operadora pretende, contudo, "que incluam no futuro outros domínios, integrando diversas componentes e competências".

* Uma excelente notícia o "convívio" entre universidade e a PT. Beneficia a cidade, a região e o país.



.

Sem comentários: