05/06/2014

.

HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

BCE desce taxa de referência para
 0,15% e coloca juros de depósitos
 num valor negativo

Nunca a taxa de juro de referência para a Zona Euro esteve tão baixa. Nem nunca as instituições financeiras se viram obrigadas a pagar um juro ao banco central por terem o seu dinheiro depositado no BCE.
 .
O Banco Central Europeu (BCE) decidiu cortar a taxa de juro de referência para a Zona Euro de 0,25% para um novo mínimo histórico de 0,15%. A decisão era já esperada pelos economistas que apontavam para que a taxa de juro descesse para um valor entre 0,10% e 0,15%.

A autoridade monetária também decidiu colocar a taxa de depósitos em -0,10%. Ou seja, os bancos que depositem dinheiro junto do BCE passam a pagar juros, em vez de receberem. Antes da decisão desta quinta-feira, a taxa dos depósitos encontrava-se em 0%. Com esta medida o BCE tenta incentivar as instituições financeiras a retirarem o dinheiro da autoridade e financiarem a economia.

Esta medida não é inédita. Ainda em 2012 o banco central da Dinamarca decidiu colocar a taxa de juro dos depósitos num valor negativo. Em Julho de 2012 colocou a taxa dos depósitos em -0,2%, um valor praticado até Janeiro de 2013, altura em que colocou esta taxa em -0,1%. E assim permaneceu até Abril deste ano, altura em que o banco central voltou a colocar a taxa em terreno positivo, nos 0,05%. O objectivo do banco central foi provocar uma desvalorização da coroa dinamarquesa que, face ao risco de implosão da Zona Euro, serviu de refúgio aos investidores.

Inflação pressiona BCE
Os últimos dados da taxa de inflação aumentaram a pressão sobre o banco central. A taxa fixou-se em 0,5%, em Maio, o que compara com os 0,7% verificados em Abril e com os 0,6% estimados pelos economistas consultados pela Bloomberg.

Os receios de que a Zona Euro entre em deflação têm aumentado, apesar do BCE afastar este cenário. A pressão sobre ao banco central tem aumentado, até porque o objectivo traçado pela autoridade monetária é que a taxa de inflação se situe perto dos 2%, um patamar que está longe do cenário actual.

Há mesmo especialistas, consultados pela Bloomberg, que acreditam que o BCE não ficará por aqui no que respeita ao corte de juros na Zona Euro. O impacto de novos cortes é questionado por alguns economistas, mas não será exclusivo da região que partilha o euro ter juros próximos de 0%. Nos EUA, a taxa de juro de referência encontra-se num valor próximo de zero desde Dezembro de 2008, depois da falência do Lehman Brothers ter obrigado a uma intervenção da autoridade monetária.

BCE preparar mais medidas
O banco central liderado por Mario Draghi vai ainda apresentar outras medidas, o que deverá acontecer na conferência de imprensa que se segue à reunião e que está agendada para começar às 13h30.

As medidas podem passar por estímulos ao crédito a pequenas e médias empresas (PME). A Bloomberg revelava na quarta-feira que em cima da mesa estaria a possibilidade do BCE financiar em 5% os empréstimos que a banca tem a este segmento. 

* Parece-nos que  Mario Draghi está muito mais preocupado com a economia europeia do que os dirigentes nacionais dos países que a constituem.


.

Sem comentários: