29/05/2014

.

HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"

Aberto concurso para 250 médicos de família 

Lisboa e Vale do Tejo e o Norte são as regiões mais carenciadas de médicos de família. 

O Ministério da Saúde abriu concurso para a abertura de 250 vagas para os jovens especialistas em medicina geral e familiar, que concluíram a formação em maio e que vão prestar cuidados de saúde a mais de 300 mil utentes do Serviço Nacional de Saúde. 


Segundo um despacho do Secretário de Estado da Saúde, Manuel Teixeira, publicado ontem em Diário da República, os médicos de família vão ser colocados nos centros de saúde onde existem maiores carências de especialistas, como é o caso da região de Lisboa e Vale do Tejo, onde vão ser colocados 100 médicos de família. Segue-se a região Norte, onde vão ser colocados 82 recém-especialistas, e a região Centro do País, com 41 novos médicos de família.

 O Alentejo vai acolher 21 médicos de família e no Algarve vão ser colocados cinco especialistas. Além deste concurso foi lançado um outro, em abril, para o recrutamento de 200 médicos de família. Até ao momento, o Ministério da Saúde recebeu 124 candidaturas, algumas das quais de médicos que trabalhavam no setor privado e que pretendem voltar a trabalhar no Serviço Nacional de Saúde, e candidaturas de outros clínicos que trabalhavam no estrangeiro, mas que agora querem regressar ao País. 

A somar a estas vagas, a tutela vai recrutar 52 médicos cubanos, alguns dos quais vão substituir profissionais que regressaram entretanto a Cuba. Para isso, o Ministério da Saúde enviou uma delegação de técnicos da Administração Central do Sistema de Saúde e da Ordem dos Médicos àquele país para avaliar as contratações. 

* O SNS é um exemplar serviço público de saúde, reconhecido mundialmente, não o estraguem.

.

Sem comentários: