29/05/2014

.
HOJE NO
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

Única chinesa no Parlamento 
irlandês abandona o país

A primeira chinesa a fazer parte de um órgão parlamentar do Reino Unido sofreu ataques racistas. Após uma perseguição e um mal entendido envolvendo o primeiro-ministro da Irlanda do Norte, Anna Lo pensa em sair do país. 
 .
Durante a campanha eleitoral do Partido da Aliança para as eleições europeias, Anna Lo foi perseguida por um grupo racista num centro comercial em Belfast, na Irlanda do Norte, para cujo Parlamento foi eleita. 


"Eles continuaram a perseguir-me quando saí do centro comercial até ao parque de estacionamento mas tentei andar o mais depressa possível para me manter longe deles. Quando entrei no carro, uma rapariga apareceu na janela de um carro e começou a gritar-me coisas más. Se não tivesse decidido ir embora rapidamente, não sei o que podia ter acontecido", contou em entrevista ao "The Guardian".
A parlamentar lamentou também o apoio que o primeiro-ministro da Irlanda do Norte, Peter Robinson, deu a James McConnel depois de ter dito que o islamismo era "uma religião do diabo" e "satânico". 

Após estes incidentes, Anna Lo, a viver no país há 40 anos, lamenta os constantes comportamentos racistas dirigidos a si admitiu estar a pensar em sair do território bem como em deixar o partido.
"Eu já passei o suficiente pela incapacidade da sociedade e dos líderes políticos (...) e o pior é o crescente racismo na nossa comunidade".

* Basta ir à história para não haver qualquer espanto sobre a xenofobia como característisca do povo irlandes.



.

Sem comentários: