HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"
McDonald’s contrata
marca portuguesa de ‘ketchup’
Depois de terminada a parceria com a Heinz, os 139 restaurantes da cadeia norte-americana em Portugal passam a ser fornecidos pela Italagro, detida pelo grupo HIT.
.
Depois da cebola, carne, pão e alface, agora também o
‘ketchup' utilizado nos restaurantes da McDonald's é português. O
director-geral da cadeia de ‘fast-food', Mário Barbosa, revela, em
entrevista ao Diário Económico, que "temos agora um novo fornecedor
nacional, a Italagro, do grupo HIT, para o fornecimento de ‘ketchup'
para a McDonald's Portugal, o mais recente parceiro a juntar-se aos já
mais de 30 fornecedores portugueses".
Mário Barbosa sublinha que,
no âmbito desta parceria - que será apresentada hoje com a presença da
ministra da Agricultura -, a empresa sedeada em Castanheira do Ribatejo
irá fornecer "mil toneladas de ‘ketchup' para os 139 restaurantes da
McDonald's em Portugal". A mesma fonte salienta que esta quantidade
"equivale à compra de cerca de 4.500 toneladas de tomate fresco
nacional, a produtores locais, num volume de negócios que representa
cerca de um milhão de euros".
Em 2013, a McDonald's Portugal utilizou 981 toneladas deste segmento de produto. Mário Barbosa realça que até final de 2014 "perspectiva-se que o consumo atinja as 1140 toneladas, mil das quais já fornecidas pela Italagro/grupo HIT" e garante que "esta quantidade irá crescer progressivamente, acompanhando o plano de expansão da McDonald's a nível nacional".
Oportunidade para exportar
Sobre se o negócio
ficará apenas pelo mercado português, Mário Barbosa assegura que há
oportunidade de a Italagro vir a exportar para outros mercados do
universo da cadeia de restauração. "A partir do momento em que um
fornecedor esteja certificado pela McDonald's, está apto a ser
fornecedor da McDonald's em qualquer mercado. Dada a qualidade e
excelência da Italagro, produtores locais e do produto, estamos
confiantes de que essa perspectiva possa vir a concretizar-se".
A
McDonald's Portugal prevê que esta parceria levará ao fornecimento de
2.500 toneladas de ‘ketchup', o equivalente a cerca de 15 mil toneladas
de tomate fresco, até ao final de 2015, isto se o negócio se estender a
outros mercados. Segundo a mesma fonte, "esta aposta na Italagro irá
representar a criação de 24 novos postos de trabalho, directos e
indirectos".
O director-geral da McDonald's Portugal lembrou que
"o nosso trabalho com os fornecedores nacionais é constante e, à medida
que introduzimos novidades na nossa ementa, e o negócio da McDonald's
cresce, o volume de compras aos fornecedores actuais também evolui". E
salientou que o novo ‘McPrego', produto exclusivo para o mercado
nacional, que "veio reforçar as nossas parcerias com a Panike, através
da aquisição de maior quantidade de pão de água português, e com a
Mendes & Gonçalves, através do molho ‘McPrego', dois dos nossos
actuais parceiros nacionais".
* Queres ketchupe!
.
Sem comentários:
Enviar um comentário