08/04/2014

.
HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Ex-diplomatas entre os 35 mil 
apoiantes da reestruturação

A Petição "Preparar a reestruturação da dívida para crescer sustentadamente", vai ser entregue amanhã à Presidente da Assembleia da República. Alfredo José de Sousa, ex-Provedor de Justiça e ex-presidente do Tribunal de Contas, que entregará o documento será acompanhado por António Franco, Eduardo Paz Ferreira, Fernando Melo Gomes, Francisca Soromenho, Francisco Louçã, João Cravinho, Pedro Adão e Silva e Ricardo Baião Horta. 
 .
A lista de peticionários inclui antigos diplomatas, muitos deles "envolvidos nas relações com a União Europeia". Fernando Neves e Seixas da Costa, ex-secretários de Estado dos Assuntos Europeus, António Paulouro das Neves e Vasco Valente, ex-representantes na REPER, Margarida Sá Carneiro Figueiredo, Vasco Bramão Ramos, ex-Director Geral na Comissão Europeia, João Diogo Nunes Barata e António Franco, antigos Chefes das Casas Civis dos Presidentes Mário Soares e Jorge Sampaio, Carlos Neves Ferreira, ex-Presidente do Instituto Diplomático e Gonçalo Santa Clara Gomes, ex-Embaixador junto das Organizações Internacionais em Genebra são alguns dos diplomatas que aderiram à petição. 


O documento pretende que os deputados aprovem uma "resolução recomendando ao Governo o desenvolvimento de um processo preparatório tendente à reestruturação honrada e responsável da dívida, 

Os signatários defendem, por exemplo, o "abaixamento significativo da taxa média de juro do stock da dívida; a extensão de maturidades da dívida para 40 ou mais anos; e a reestruturação, pelo menos, de dívida acima dos 60% do PIB, tendo na base a dívida oficial". 

Manuela Ferreira Leite, Silva Lopes e Bagão Félix (ex-ministros das Finanças), Jorge Miranda, Pinto Ramalho (ex-Chefe do Estado-Maior do Exército), Melo Gomes (ex-Chefe do Estado-Maior da Armada), Barata Moura (ex-Reitor da Universidade de Lisboa), Januário Torgal (ex-Bispo das Forças Armadas), Eugénio da Fonseca (Presidente da Caritas Portuguesa), Pacheco Pereira (Professor Universitário), Fernando Medina (vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa), Jacinto Lucas Pires (Escritor), Eduardo Vera Cruz (ex Director da Faculdade de Direito de Lisboa) e Ana Gomes (Eurodeputada) são outros dos subscritores. A petição online já ultrapassou as 35 mil assinturas.

* A maioria parlamentar afecta ao governo abusará do seu peculiar autismo.

.

Sem comentários: