29/04/2014

.
HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Ex-director do MAI detido 
por suspeitas de corrupção 

O ex-director geral das Infra-estruturas e Equipamentos do Ministério da Administração Interna vai ser ouvido amanhã por um juiz por suspeitas de crimes de corrupção no seu mandato. 


Numa nota divulgada esta tarde, a Procuradoria Geral da República adianta que "no âmbito de um inquérito titulado pelo Ministério Público, que tem por objecto eventuais ilegalidades relacionadas com obras efectuadas em estruturas da responsabilidade do Ministério da Administração Interna, foi hoje detido um ex-director-geral de Infra-estruturas e Equipamentos do MAI". 

A Procuradoria acrescenta que em causa estão suspeitas da prática de crimes de corrupção e participação económica em negócio e adianta que o arguido João Alberto Correia "será apresentado amanhã no Tribunal Central de Instrução Criminal com vista a ser submetido a primeiro interrogatório judicial". Nesta altura, ser-lhe-á aplicada uma medida de coacção.

O Departamento Central de Investigação e Acção Penal, coadjuvado por elementos da Polícia Judiciária, da Unidade de Combate à Corrupção, iniciou esta manhã buscas na Direcção Geral de Infra-estruturas e Equipamentos do MAI. A operação estendeu-se a outros locais do país.

João Alberto Correia foi director-geral deste departamento até Fevereiro, altura em que a Inspecção Geral da Administração Interna abriu uma auditoria interna por suspeitas de crimes de corrupção na adjudicação de obras. Esta auditoria acabou por ditar a demissão do responsável. 


O MAI revelou hoje que durante a auditoria foram enviados para o Ministério Público todos os dados que iam sendo apurados com "relevância criminal".

O ex-director-geral de Infra-estruturas e Equipamentos estava no MAI desde o governo anterior, tendo continuado na pasta quando Miguel Macedo assumiu funções como ministro da Administração Interna.

* Há muitos mais para apanhar.

.

Sem comentários: