27/03/2014

.
HOJE NO
"JORNAL DE NEGÓCIOS"

Há 26 gestores de cotadas que são administradores em mais de 30 empresas

Há 26 gestores que acumulavam cargos na administração de mais de três dezenas de empresas no final de 2012.
 
Eram 26 os gestores na bolsa portuguesa que acumulavam o cargo de administradores em mais de três dezenas de empresas no final de 2012. Segundo o relatório anual do governo das sociedades divulgado esta quinta-feira pela CMVM, apenas um administrador está na gestão de 59 cotadas.


A acumulação de cargos em administrações de empresas é comum na bolsa portuguesa e tem sido recorrente ao longo dos anos, constituindo uma das preocupações do regulador do mercado de capitais português.

“Identificaram-se 26 administradores que acumulavam lugares de administração em 30 ou mais sociedades, havendo um caso de um administrador que pertencia ao órgão de administração de 59 sociedades”, diz o relatório da entidade presidida por Carlos Tavares.

Miguel Pais do Amaral protagonizou um dos casos mais mediáticos em termos de acumulação de cargos na gestão de empresas. Chegou a estar na administração de 73 empresas no final de 2010.


O relatório da CMVM destaca ainda que em termos globais, “5,9% dos administradores eram responsáveis por cerca de 22,2% dos lugares de administração, em sociedades dentro e fora dos grupos”.

Considerando apenas as sociedades cotadas na Euronext Lisbon, “em média, cada membro dos órgãos e comissões exclusivamente executivos exercia funções de administração em 1,3 sociedades cotadas, o que resulta do facto de a grande maioria exercer funções em apenas uma sociedade cotada”, diz o mesmo documento.

* Não causa admiração, 90%  dos empresários portugueses são senhores feudais, a proliferação dos tachos é normal.


.

Sem comentários: