17/03/2014

.

O QUE NÓS


APRENDEMOS



CURRICULO
 

Arranjar emprego está cada vez mais difícil. A concorrência é feroz e quando toca a responder a um anúncio é preciso ter um currículo bem elaborado. Por isso, todos os cuidados são poucos.

Neste sentido, a Society for Human Resource Management indica 10 erros que deve evitar, dando conselhos:

1. Não incluir dados pessoais.
Parece óbvio, mas convém reforçar que o candidato não deve incluir no seu CV foto (88% dos candidatos são rejeitados quando apresentam foto), data de nascimento, género, orientação sexual, religião o filiação política. Só assim pode evitar qualquer tipo de discriminação.

2. Não escrever um texto pobre ou com  erros gramaticais.
Segundo vários recrutadores, 50% dos CV trazem erros, sobretudo dos candidatos entre os 21 e 25 anos. Para evitar esta situação, use corretor ortográfico e recorra a uma amigo ou familiar para lhe dar opinião.

3. Evite incluir informação irrelevante.
É uma tentação criar um CV extenso, mas há o perigo de o excesso de funções aniquilar a informação que realmente importa. Por isso, leia com atenção o anúncio de emprego e pense bem na informação que vai usar no CV. Para o ajudar faça uma lista de palavras e frases-chave para focá-lo. Cerca de 18 semanas é a média de tempo que leva um recrutador a escolher o CV ideal. Imagine se o currículo é fraco!

4. Não escreva o que gosta de fazer nos tempos livres.
Está provado que a maioria dos empregadores não quer saber se você faz coleção de conchinhas  do mar ou de isqueiros coloridos. A exceção vai para as profissões cujo o hobbie tem diretamente a ver com o emprego. 

5. Não incluir endereço de email 'pessoalíssimo'.
Está proibido de incluir o endereço de email que um dia criou por brincadeira e ficou com nome engraçado. É pouco profissional. Estudos provam que 76% dos CV com este género de email são recusados.

6. Não seja negativo.
É importante que o seu CV tenha uma linguagem positiva. Neste sentido, evite palavras como "horrível", "mau", falha", "ódio", "erro", "nada" ou "problema". As redes sociais também estão na mira dos recrutadores: saiba que 92% dos empregadores rejeita CV de candidatos com comentários negativos neste meio de comunicação.

7. Não mentir.
É uma tentação "dourar a pílula" no CV. Porém, evite exagerar, pois mais à frente poderá pagar caro. O empregador, que leva cerca de 8 minutos a analisar um CV, irá perceber que mentiu. Segundo questionário da Society for Human Resource Management, 73,5% dos candidatos dizem nunca ter mentido no CV, 12,9% diz "não, mas pensou nisso", 4,1% assume "sim, uma vez" e 9,1% diz que mentiu vários vezes.

8. Evite o excesso de papel.
Uma página de CV é o suficiente, duas é exibicionismo. Além de que transmite ao empregador a ideia de que você não sabe distinguir a informação essencial da acessória. 

9. Não seja demasiado criativo no seu CV. 
Mantenha o seu CV o mais profissional possível, usando para isso um tipo de letra simples, mas clássico, como a Georgia ou Helvética. Use sublinhados, bolds ou itálico quando necessário e  justifique o texto para facilitar a leitura. Mas evite, a todo o custo, a inclusão de letra manuscrita, cores berrantes ou ícones de clip art.

10. Não use jargões.
Clichés ou frases feitas sem conteúdo também devem ser evitadas. Como o caso desta: "sou uma pessoas extremamente inovadora, empreendedora, que gosta de pensar e agir fora da box." Saiba que 54% dos empregadores irritam-se com a frequência com que encontram estas "pérolas" nos CV. Em vez disso, use exemplos com factos e números para mostrar que é o candidato ideal. E boa sorte!


FONTE: "DINHEIRO VIVO"


.

Sem comentários: