06/03/2014

.
HOJE NO
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

Chamadas de telemóvel aumentaram 9,6%

O tráfego de voz nas redes móveis subiu 9,6% no quarto trimestre do ano passado, face a igual período de 2012, impulsionado pelo lançamento de ofertas com chamadas ilimitadas, anunciou a Anacom. 

Em comunicado, a Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom) refere que o volume de minutos de conversação originados nas redes móveis aumentou no quarto trimestre, tendo registado também um aumento face aos três meses anteriores, de 3,2%. 

Esta subida, em cadeia e homóloga ficou "acima do limite superior do intervalo de previsão resultante da tendência histórica e do efeito sazonal estimado", pelo que a Anacom considera que este aumento "dever-se-á ao lançamento de ofertas com chamadas ilimitadas". 

A duração média das chamadas com origem nos telemóveis, excluindo placas, modem e outros equipamentos, no quarto trimestre, "foi de 150 segundos", mais três segundos que nos três meses anteriores. 

Entre outubro e dezembro, existiam em Portugal cerca de 4,7 milhões de utilizadores efetivos de banda larga móvel, "número que traduz um acréscimo de 9% face ao trimestre anterior e de 5,7% em termos homólogos", adianta o regulador. 

Os clientes deste tipo de serviço representam mais de um terço (35,3%) do total de estações móveis com utilização efetiva (13,2 milhões).
"O crescimento da utilização deste serviço está associado à Internet do móvel, nomeadamente aos tarifários que integram voz e dados móveis, e à crescente penetração dos 'smartphones' [telemóveis inteligentes]", adianta. 

Em relação ao serviço de envio de mensagens escritas, os utilizadores enviaram cerca de 6,5 mil milhões, menos 6,1% que um ano antes.
"O número médio mensal de mensagens enviadas por utilizador de serviço foi de 286 (290 no período), o que representa cerca de 10 mensagens por dia. O tráfego de mensagens tem sofrido um abrandamento nos últimos trimestres devido ao aparecimento de formas de comunicação alternativas", acrescenta a Anacom, em comunicado.
"O número de mensagens de valor acrescentado foi de 24,7 milhões", o que representa 0,4% do total de mensagens enviadas.
Em relação ao envio de mensagens multimédia (MMS), videochamadas e televisão no telemóvel, este é "relativamente reduzido". 

 O tráfego destes serviços "registou decréscimos neste trimestre (de 10,1% no caso das mensagens multimédia, de 1,6% no caso das videochamadas e de 5,3% no tráfego de serviço mobile TV", face ao terceiro trimestre de 2013. 

O número médio de utilizadores de 'roaming' [chamadas efetuadas no estrangeiro] foi de 7,3% do total das estações móveis efetivamente utilizadas, excluindo placas, modem e outros equipamentos.
"O tráfego de 'roaming out', em especial o tráfego de Internet, aumentou em relação ao trimestre homólogo", o que poderá estar associado "à descida de preços do 'roaming' ocorrida em 2013". 

No final de dezembro, a penetração do serviço móvel era de 159,8 por 100 habitantes, com utilização efetiva a ser de 126 por 100 habitantes, conclui o regulador.

* Há sempre dinheiro para a cusquice.



.

Sem comentários: